Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Responsável russo confirma que Lukashenko "está doente"

Membro do parlamento russo confirma as especulações em torno do estado de saúde do líder bielorrusso.

Responsável russo confirma que Lukashenko "está doente"
Notícias ao Minuto

14:28 - 15/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

As especulações em torno da saúde do presidente da Bielorrússia parecem confirmar-se, com um responsável russo a adiantar que Alexander Lukashenko está "doente". 

Sublinhe-se que a última vez que o líder bielorrusso foi visto em público foi a 9 de maio, no âmbito das comemorações do Dia da Vitória, em Moscovo. Este domingo, Lukashenko faltou às celebrações do Dia da Bandeira Nacional, do Emblema e do Hino do Estado, nas quais costuma discursar.

Agora, Konstantin Zatulin, membro sénior da câmara baixa da Duma (parlamento russo), confirmou à Sky News que Lukashenko está doente.

"O facto de ele estar doente ficou óbvio mesmo durante o desfile em Moscovo", disse. "Eu sei que ele está doente, mas não estou autorizado a divulgar o seu diagnóstico", acrescentou, referindo que o presidente da Bielorrússia não estava infetado com Covid-19.

De realçar que o jornal independente bielorrusso Zerkalo avançou que Lukashenko deu entrada numa unidade hospitalar no sábado. No entanto, ao jornal, o gabinete do presidente defendeu que a sua ausência em público se devia a uma "agenda bastante ocupada, que inclui papelada".

O Kremlin também foi interrogado hoje sobre o estado de saúde de Lukashenko, tendo-se recusado a comentar o assunto, referindo apenas que para detalhes sobre a saúde do líder bielorrusso o melhor é esperar sempre por "anúncios oficiais" de Minsk.

Leia Também: Sunak promete a Zelensky apoio militar britânico a longo prazo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório