Candidato da oposição na Turquia afirma estar "à frente" no escrutínio

O candidato presidencial da oposição turca, Kemal Kiliçdaroglu, afirmou hoje que está "à frente" no escrutínio das eleições presidenciais, cujos resultados oficiais ainda não foram divulgados.

candidato presidencial da oposição turca, Kemal Kiliçdaroglu,

© Burak Kara/Getty Images

Lusa
14/05/2023 18:52 ‧ 14/05/2023 por Lusa

Mundo

Eleições na Turquia

"Estamos à frente", escreveu Kemal Kiliçdaroglu na rede social Twitter, contestando os números da agência noticiosa oficial turca Anatólia, que atribui 52% a Recep Tayyip Erdogan, após a contagem de mais de 40% dos votos.

Segundo a agência, que cita dados não oficiais, Kemal Kiliçdaroglu está com 42%.

Também os presidentes das câmaras de Ancara e Istambul, ambos da oposição de um dos partidos que apoiam a candidatura do adversário de Erdogan na corrida presidencial, disseram, em conferência de imprensa, que os dados de que dispõem contrariam os divulgados pela agência oficial Anatólia, sendo Kiliçdaroglu que vai à frente.

Os dois autarcas manifestaram também receio de que esteja a haver manipulação dos resultados

Estes dois autarcas, que venceram as câmaras detidas por dirigentes do partido AKP, de Erdogan, em 2019, indicaram também que os resultados oficiais que estão a ser divulgados são de zonas onde o partido do atual chefe de Estado tem mais influência e que, com certeza, durante a noite, à medida que os votos de outras zonas da Turquia forem contabilizados, os resultados poderão alterar-se a favor de Kiliçdaroglu.

A maioria das sondagens antecipava uma derrota para Erdogan, no poder há 20 anos, prevendo uma vitória apertada de Kiliçdaroglu, o que evitaria uma segunda volta dentro de duas semanas.

É, contudo, previsível que nenhum dos dois consiga a alcançar a maioria absoluta nesta primeira volta.

Num sufrágio em que se joga a sobrevivência política do atual chefe de Estado, este ato eleitoral traduzir-se-á numa escolha de modelo de sociedade entre um líder poderoso e um opositor que propõe o consenso e a negociação.

As assembleias de voto para eleger um Presidente e um parlamento na Turquia encerraram às 15:00 de hoje (17:00 locais), tendo as eleições decorrido sem incidentes.

Desde as 08:00 locais (05:00 em Lisboa), cerca de 61 milhões de eleitores puderam exercer o seu direito de voto nas 192.000 urnas distribuídas pelas 81 províncias do país, com um sexto dos eleitores a votarem na região de Istambul.

A adesão às urnas não foi divulgada, mas vários órgãos de comunicação social avançam que a afluência às urnas será mais elevada do que o habitual, num país em que normalmente ultrapassa os 80%.

O Conselho supremo eleitoral vai anunciar os resultados provisórios na noite de hoje, mas a contagem final oficial apenas será divulgada na próxima sexta-feira.

Para as eleições legislativas concorrem 24 partidos, a maioria em coligações para tentarem ultrapassar a barreira mínima dos 7% que permite a eleição de deputados para a Grande Assembleia Nacional (Parlamento), com 600 lugares.

Leia Também: Turquia. Erdogan segue na frente, com quase 20% dos votos contados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas