Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Loonkiito, um dos leões mais velhos do mundo, morre após ataque

O animal selvagem de 19 anos atacou o gado de uma aldeia e foi abatido por pastores.

Loonkiito, um dos leões mais velhos do mundo, morre após ataque
Notícias ao Minuto

20:23 - 12/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Quénia

Loonkiito, um leão que se acredita ser dos mais velhos do mundo, morreu após ter sido atacado por lanças de pastores na noite de quarta-feira, na aldeia de Olkelunyet, no Quénia.

Segundo as autoridades quenianas, citadas pela BBC, o animal selvagem de 19 anos atacou o gado da aldeia, que faz fronteira com o Parque Nacional de Amboseli, no sul do país. 

Tratava-se do "leão mais velho do nosso ecossistema e possivelmente de África", referiu o grupo de conservação Lion Guardians, que estuda a vida selvagem do Parque Nacional de Amboseli. 

Já o porta-voz do Serviço de Vida Selvagem do Quénia (KWS), Paul Jinaro, disse à BBC que o animal entrou na aldeia à procura de comida. Apesar de não confirmar tratar-se do leão mais velho do país, Jinaro frisou que era um animal "muito velho". 

O Lion Guardians afirmou que a morte do leão foi "situação difícil para ambas as partes, as pessoas e o leão" e descreveu o animal como "um símbolo de resiliência e coexistência". 

Sublinhe-se que a idade média de vida de um leão na natureza é de cerca de 13 anos, número que pode aumentar se o animal estiver em cativeiro.

Leia Também: Sobe para 179 os corpos de elementos de seita que morreram no Quénia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório