Sérvia anuncia boicote no Conselho da Europa por causa do Kosovo

O presidente sérvio Aleksandar Vucic anunciou hoje que não participará no Conselho da Europa da próxima semana, em Reiquiavique, por não ter sido aceite uma proposta sérvia de apoio à sua integridade territorial, na questão kosovar.

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/05/2023 16:35 ‧ 12/05/2023 por Lusa

Mundo

Conselho Europeu

Vucic declarou que a Sérvia estará representada na cimeira ao nível mais baixo e que se absterá na votação de uma resolução sobre a proteção da integridade territorial da Ucrânia, Moldova e Geórgia, por não estarem incluídos no documento todos os países membros do Conselho da Europa.

"Estamos prontos para apoiar a integridade territorial da Ucrânia, Moldova e Geórgia, mas não estamos prontos para desistir tão fácil e simplesmente da integridade territorial da Sérvia", disse o presidente, referindo-se ao Kosovo.

A Sérvia não reconhece a independência que sua antiga província do Kosovo proclamou unilateralmente em 2008.

A independência do Kosovo - que não é membro da ONU - tem sido apoiada por cerca de uma centena de países, incluindo os Estados Unidos e a maioria dos países da União Europeia (UE), mas não por Espanha, Rússia, China, Índia e outros estados.

No final de abril passado, o Conselho da Europa concordou formalmente em considerar o pedido de adesão do Kosovo à organização, uma decisão que provocou críticas da Sérvia.

Hoje, Vucic manifestou a sua "grande preocupação" com a situação no norte do Kosovo, onde a população sérvia está em maioria, depois de ter acusado o primeiro-ministro kosovar, o nacionalista Albin Kurti, de ter tendência para provocar incidentes e tensões, através de iniciativas unilaterais em prejuízo dos sérvios.

Vucic acusou Kurti de não querer conceder aos sérvios do Kosovo a autonomia acordada em 2013 sob os auspícios da UE, mas ainda não cumprida, face à forte oposição de Pristina.

Para qualquer progresso no processo de normalização, Belgrado exige autonomia para os sérvios kosovares, que dizem sentir-se cada vez mais discriminados e intimidados pelo regime de Pristina.

Leia Também: Assembleia do Conselho da Europa elabora plano de reconstrução da Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas