Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Guerra? "Não deixaremos um único pedaço da nossa terra ao inimigo"

O presidente ucraniano frisou que é na Ucrânia que "o mundo verá aquilo de que a Europa é capaz".

Guerra? "Não deixaremos um único pedaço da nossa terra ao inimigo"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou, esta quarta-feira, que "cada dia de presença" das tropas russas em território ucraniano "é uma tentação" para a Rússia "pensar que será bem sucedida" e garantiu que o país não deixará "um único pedaço de terra" para o inimigo.

"Não esqueçamos, nem por um minuto, que cada dia de presença do ocupante no nosso território é uma tentação para ele pensar que será bem sucedido. Não conseguirá! Temos de devolver a liberdade, a segurança e a Europa a todas as terras ucranianas - a todas as terras europeias. Fá-lo-emos!", destacou o chefe de Estado ucraniano na sua habitual comunicação diária ao país.

"Não deixaremos um único pedaço da nossa terra ao inimigo - a tirania não reinará em lado nenhum", garantiu, agradecendo ainda aos países parceiros pela ajuda em "aumentar a força e defesa ucraniana". 

Zelensky frisou que é na Ucrânia que "o mundo verá aquilo de que a Europa é capaz". "Aqui, na Ucrânia, teremos o máximo da Europa na Europa - o máximo possível daquilo de que os valores europeus são capazes, daquilo de que a cooperação europeia e global é capaz", afirmou.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Eurovisão? "Um dia" será na Ucrânia, logo "após a vitória na guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório