Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 37 pessoas morrem em confrontos entre comunidades no Chade

Pelo menos 37 pessoas foram mortas entre segunda-feira e hoje no Chade em confrontos entre pastores e agricultores numa localidade do sudoeste do país, anunciaram as autoridades locais.

Pelo menos 37 pessoas morrem em confrontos entre comunidades no Chade
Notícias ao Minuto

16:48 - 09/05/23 por Lusa

Mundo Chade

"Os confrontos foram desencadeados pelo assassínio de dois pastores, por um desconhecido, nas imediações da aldeia de Kabba", disse à agência de notícias espanhola EFE, por telefone, Ignace Madang, chefe da aldeia do departamento de Monts de Lam.

"Os pastores acusaram os agricultores de estarem por detrás destes crimes. Organizaram-se para atacar a aldeia e os camponeses também tentaram defender-se", afirmou Madang, adiantando que os dois lados lutaram com flechas e espingardas.

"No total, contámos 37 mortos esta manhã, 22 dos quais são agricultores", acrescentou.

O ministro da Justiça do Chade, Mahamat Ahmat Alhabo, disse à EFE na terça-feira que "várias centenas de soldados foram enviados para o local dos combates".

"A calma regressou a partir desta manhã. Houve muitas detenções. As pessoas detidas são, para já, consideradas culpadas. A justiça fará o seu trabalho mais tarde", acrescentou então o ministro.

Entre 17 e 18 de abril, pelo menos 21 pessoas foram mortas em confrontos semelhantes entre pastores e agricultores, também no departamento de Monts de Lam.

A violência intercomunitária é frequente no Chade, onde muitos habitantes estão armados.

Estes conflitos envolvem principalmente pastores árabes nómadas e agricultores indígenas sedentários, que acusam os primeiros de pilharem os seus campos para colocarem os seus animais a pastarem.

De acordo com um relatório do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), os confrontos intercomunitários no Chade em 2022 causaram mais de 500 mortos, 600 feridos e mais de 7.000 deslocados.

Leia Também: Conflito no Sudão já fez mais de 600 mortos, revela a OMS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório