A Igreja de São Jorge, localizada em Lukova, na República Checa, estava em risco de fechar até que um artista local, Jakub Hadrava, a salvou.
Ao que noticia o Express.co, em novembro de 2014 a administração da cidade encomendou ao artista Jakub Hadrava a criação de uma instalação capaz de atrair turistas ao edifício, permitindo-lhes ganhar os fundos necessários para os trabalhos de reparação essenciais.
A instalação perturbadora reuniu, assim, estátuas que representam fantasmas a seguir a uma missa imaginária. Os fantasmas são alusivos aos alemães dos Sudetos - as populações de etnia alemã e germanófonas que viviam em Lukova antes da Segunda Guerra Mundial e que costumavam vir rezar nesta igreja do século XIV.
Após abandonada e deixada a deteriorar-se durante quase três décadas, esta instalação assombrada teve um sucesso esmagador, com visitantes vindos principalmente da Alemanha, Grã-Bretanha, Austrália e Brasil, tendo sido arrecadados os fundos necessários para a reconstrução da igreja em apenas alguns meses.
O que aconteceu no passado?
Em 1796, um enorme incêndio destruiu a maior parte da estrutura da igreja, deixando apenas parte da capela-mor e da sacristia de pé.
Quatro anos mais tarde, e durante os 58 anos seguintes, iniciaram-se enormes obras de restauro que a transformaram completamente num novo e sinistro estilo gótico.
Exatamente um século depois, em 1958, foi declarado monumento da cultura nacional. No entanto, 10 anos depois, em 1968, durante uma cerimónia fúnebre, o teto da igreja ruiu completamente. Interpretado como um mau presságio, os habitantes de Lukova abandonaram a igreja.
Em 2014, Hadrava acrescentou, então, algo no interior da igreja que a tornou única: a instalação das estátuas assustadoras, com o objetivo de atrair turistas.
Veja a galeria acima.
Leia Também: Hong Kong. Apreendida estátua que assinala o massacre de Tiananmen