Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ludovit Odor escolhido para chefiar novo governo interino da Eslováquia

O vice-presidente do Banco Nacional da Eslováquia, Ludovit Odor, 46 anos, vai chefiar o novo governo interino, anunciou hoje a Presidente eslovaca, Zuzana Caputova.

Ludovit Odor escolhido para chefiar novo governo interino da Eslováquia
Notícias ao Minuto

17:44 - 07/05/23 por Lusa

Mundo Eslováquia

"Vou nomear um governo interino chefiado por Ludovit Odor, vice-governador do Banco Nacional da Eslováquia", disse a chefe de Estado, após ter-se reunido com o primeiro-ministro cessante, Eduard Heger, que renunciou algumas horas depois.

Eduard Heger anunciou a renúncia do seu executivo a Zuzana Caputova, após uma crise política persistente.

"Pedi à presidente para revogar o meu mandato", disse Heger, que liderava um governo interino desde dezembro.

A crise política na Eslováquia, país com 5,4 milhões de habitantes, membro da União Europeia e da NATO, agravou-se esta semana.

Na quinta-feira, o ministro da Agricultura, Samuel Vlcan, anunciou a sua demissão após a revelação de um caso relativo a um subsídio de 1,4 milhões de euros concedido à sua empresa; no dia seguinte, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rastislav Kacer, também anunciou o seu desejo de deixar o governo, aumentando a pressão sobre Heger.

O novo primeiro-ministro será nomeado oficialmente na próxima semana.

Nomeado cinco meses antes das eleições legislativas marcadas para 30 de setembro, Odor será o terceiro chefe de governos interinos desde a mais recente eleição, em 2020.

"Naturalmente, o principal critério foi a competência. Mas, ao mesmo tempo, só foram selecionadas pessoas que não serão candidatas nas próximas eleições legislativas", disse a Presidente.

O primeiro-ministro cessante liderava um governo interino de coligação, depois de ter perdido uma moção de confiança no Parlamento em dezembro.

Leia Também: Primeiro-ministro eslovaco Eduard Heger apresentou renúncia ao cargo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório