Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Arménia e Azerbeijão mais próximos de um acordo de paz, diz Blinken

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou hoje que houve "avanços tangíveis" nas negociações entre a Arménia e o Azerbaijão, com a mediação de Washington, e expressou confiança num acordo definitivo para o conflito fronteiriço.

Arménia e Azerbeijão mais próximos de um acordo de paz, diz Blinken
Notícias ao Minuto

20:50 - 04/05/23 por Lusa

Mundo Blinken

O chefe da diplomacia norte-americana fez estas declarações no último dos quatro dias de negociações entre o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arménia, Ararat Mirzoyan, e do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov, no George Shultz Center, nos arredores de Washington.

"Durante estes dias, fizemos progressos tangíveis. O acordo final está próximo e estamos determinados a continuar a ajudar os nossos amigos para que possam alcançá-lo", declarou Blinken.

O dirigente norte-americano considerou que fechar um pacto com estas características "não é fácil", mas sublinhou que existe determinação de avançar por parte de todos e elogiou a liderança "inspiradora" dos seus homólogos da Arménia e do Azerbaijão.

"A última milha de uma maratona é sempre a mais difícil. Já sabemos disso. Mas a América está aqui para ajudar os nossos amigos a cruzar a linha de chegada", declarou.

Ambos os países encerraram no outono de 2020 a última guerra pelo controlo de Nagorno-Karabakh, região disputada desde os anos 1980.

Mas a situação na fronteira entre os dois países piorou nos últimos meses depois de o Azerbaijão ter fechado a única rota que liga Nagorno-Karabakh à Arménia.

Os dois lados acusam-se mutuamente de violar a trégua assinada após a sangrenta guerra de 2020.

Leia Também: Arménia pede à Rússia que controle estrada vital para Nagorno-Karabakh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório