Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Protestos no metro de Nova Iorque após sem-abrigo morrer estrangulado

A vítima, identificada como Jordan Neely, de 30 anos, era conhecido por imitar Michael Jackson em Times Square.

Protestos no metro de Nova Iorque após sem-abrigo morrer estrangulado
Notícias ao Minuto

17:48 - 04/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

A morte de Jordan Neely no metro de Nova Iorque foi considerada homicídio.  O sem-abrigo de 30 anos foi filmado a ser estrangulado depois de ter tido comportamentos erráticos no metro. O homem que o estrangulou foi detido, mas libertado logo a seguir. Revoltados, manifestantes reuniram-se no metro esta quarta-feira exigindo justiça. 

O vídeo - que o Notícias ao Minuto escolheu não reproduzir - mostra um homem, identificado como ex-fuzileiro da marinha  a alegadamente estrangular o sem-abrigo até à morte. Os factos ocorreram na segunda-feira. 

O vídeo, filmado pelo jornalista Juan Alberto Vazquez, mostra Neely a gritar e ficou viral nas redes sociais. 

O passageiro, cujo nome não foi divulgado pela polícia, manteve Neely no chão em estrangulamento por aproximadamente 15 minutos, deixando-o inconsciente, segundo o New York Post.

O auxílio médico foi acionado mas, mesmo assim, a vítima não resistiu e acabou por morrer no hospital. Um relatório médico confirmou a morte por estrangulamento. 

O ex-fuzileiro da Marinha foi levado para prestar depoimentos, mas foi libertado e a polícia de Nova York prossegue a investigação.

"O facto de alguém que tirou a vida de um ser humano angustiado e mentalmente doente num metro poder ser libertado sem enfrentar quaisquer consequências é chocante", disse em comunicado Dave Giffen, diretor executivo da Coalition for the Homeless.

A senadora do estado de Nova York, Julia Salazar, apelidou a morte de Neely de “linchamento”.

Leia Também: Apanhado último dos quatro reclusos que fugiram de cadeia nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório