Não é só em Portugal que os especialistas estão de olho nas altas temperaturas que se têm feito sentir, nomeadamente, esta quinta-feira.
Para além de em território nacional ser esperado que hoje seja ultrapassado um recorde de 78 anos no que diz respeito ao dia mais quente de abril, também em território vizinho houve a preocupação de fazer esse registo.
De acordo com a análise feita pelo Instituto de Meteorologia do Reino Unido, Espanha registou o dia mais quente de abril.
"Hoje foi provisoriamente o dia mais quente de abril já registado na Espanha, com uma temperatura de 38,7°C registada no aeroporto de Córdoba durante a tarde", explicam os especialistas numa publicação partilhada no Twitter. A temperatura terá sido atingida por volta das 17h locais, cerca de 16h em Lisboa.
Today has provisionally been the hottest April day on record in Spain with a temperature of 38.7°C recorded at Córdoba Airport this afternoon pic.twitter.com/EB5OPTZPKM
— Met Office (@metoffice) April 27, 2023
As temperaturas extremas que se têm sentido esta semana já fizeram com que algumas situações fossem denunciadas, entre as quais a morte de uma égua que morreu de desidratação na Feira de Sevilha, evento que termina no sábado. A situação está a ser investigada pelas autoridades.
Leia Também: Afinal, o que distingue a temperatura de verão de uma onda de calor?