Procurar

Neste mercado da Índia só há comerciantes mulheres. "Somos uma família"

As comerciantes têm de ser casadas para ganhar um lugar nas bancas, e estas são, por norma, transferidas de geração em geração. Veja as imagens.

Neste mercado da Índia só há comerciantes mulheres. "Somos uma família" Neste mercado da Índia só há comerciantes mulheres. "Somos uma família"
Anterior Seguinte
Galeria

9 Fotos

© Getty Images

Notícias ao Minuto
27/04/2023 17:56 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

Mundo

Índia

Ima Keithel é o maior mercado a nível mundial onde as comerciantes são todas mulheres. O espaço fica localizado em Imphal, a capital do estado indiano de Manipur. 

Apesar de os homens estarem autorizados a entrar, só o poderão fazer se foram às compras, para trabalharem como porteiros ou seguranças, ou ainda para levarem chá às trabalhadoras.

"Somos como família, somos irmãs", contou Meilani Chingangbam, que vende incenso e produtos para rituais religiosos naquela espaço desde 2002. "É um sítio maravilho para trabalhar. Toda as pessoas são amáveis e de confiança", rematou a empresária à CNN.

O nome do mercado significa "mercado materno", e está dividido em três edifícios. Para além das mais de cinco mil bancadas dos prédios com vários andares, há também vendedoras à volta dos edifícios, que têm vários andares.

De acordo com o que uma guia contou à publicação norte-americana, o mercado tem uma grande variedade de produtos, desde comida a objetos. "Aqui podemos encontrar tudo aquilo que imaginamos", afirmou Lina Moirangthem, acrescentando que as coisas baratas e e sublinha que a localização deste fica no centro da cidade. "A economia do estado praticamente gira devido a estas mulheres", concluiu.

Ainda assim, conta a CNN, apenas as mulheres que são casadas podem comercializar neste mercado, que teve início no séc. XVI, e para ganhar um espaço lá são nomeadas - acontecendo muitas das vezes as bancas permanecerem na mesma família.

Veja as imagens deste mercado na galeria acima.

Leia Também: 90% das mulheres jovens de países pobres sem acesso à Internet

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10