Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 24º

Roménia compra 'drones' turcos para reforçar a sua defesa

A Roménia reforçou-se com aeronaves não tripuladas de combate turcas, anunciou hoje o embaixador da Turquia em Bucareste, numa altura em que o país está a modernizar o exército, após a invasão russa da Ucrânia.

Roménia compra 'drones' turcos para reforçar a sua defesa
Notícias ao Minuto

22:05 - 26/04/23 por Lusa

Mundo Roménia

"Este país amigo, vizinho do Mar Negro e aliado da NATO, está a juntar Bayraktar TB2 ao seu arsenal", informou o diplomata, Ozgur Kivanc Altan, no Twitter, informação confirmada à AFP por porta-voz do Ministério da Defesa romeno.

O Governo, que tinha lançado o concurso em setembro de 2022, assinou um contrato para a compra de 18 aeronaves por 290 milhões de euros, de acordo com o documento.

O modelo de 'drone' TB2 da empresa privada Baykar, coliderada por um dos genros do Presidente, Recep Tayyip Erdogan, provou o seu valor na Líbia e no Azerbaijão e depois na Ucrânia, onde este modelo de aeronaves não tripuladas foram utilizadas nas primeiras horas da ofensiva russa no ano passado.

Atualmente, a Turquia exporta os seus 'drones' relativamente baratos para 28 países, nomeadamente em África, segundo a direção da empresa.

O TB2 tem 6,5 metros de comprimento, metade do peso do seu concorrente americano, o Reaper, e pode voar até 27 horas a mais de 220km/hora, segundo a página na Internet do fabricante.

Os TB2 podem transportar "quatro munições inteligentes guiadas por laser".

A Roménia, membro da NATO desde 2004, aumentou o seu orçamento da Defesa para 2,5% do PIB em 2023 face aos 2% no ano passado.

O Ministério da Defesa aguarda a luz verde do Parlamento para encomendar 54 tanques americanos Abrams em segunda mão, bem como submarinos, navios de combate às minas e novos equipamentos para os navios de guerra romenos.

O País também tem interesse na última geração de caças americanos F-35, mas é provável que este dispendioso projeto demore anos a tornar-se realidade.

Leia Também: Roménia pede medidas para limitar exportações de cereais para o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório