Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Jacinda Ardern, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, vai para Harvard

Ardern vai rumar aos Estados Unidos, no outono.

Jacinda Ardern, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, vai para Harvard
Notícias ao Minuto

09:28 - 26/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Jacinda Ardern

A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern vai ingressar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, no final de 2023, tendo aceitado três bolsas na famosa instituição de ensino. 

Num comunicado citado pela Reuters, a Universidade de Harvard revelou que Ardern foi nomeada para bolsas duplas na Harvard Kennedy School (escola de políticas públicas e administração pública) e uma bolsa no Berkman Klein Center (centro de estudo centrado  no ciberespaço).

"Sinto-me incrivelmente honrada por ingressar na Universidade de Harvard como bolseira – não me dará apenas a oportunidade de compartilhar a minha experiência com outras pessoas, mas também de aprender”, disse a antiga primeira-ministra neozelandesa na mesma nota. 

Já no Instagram, Ardern explicou que a bolsa no Berkman Klein Center não lhe dará apenas a oportunidade de trabalhar com a comunidade de investigação daquele centro, mas também de trabalhar os desafios em torno do crescimentos de ferramentas de Inteligência Artificial. 

Recorde-se que a política, de 42 anos, deixou o cargo de primeira-ministra em janeiro e abandonou o parlamento no início deste mês.

"Está na altura. Vou sair porque acredito que um cargo tão privilegiado vem com responsabilidade. A responsabilidade de saber que se é a pessoa certa para liderar e também quando não se é. Sei o que este trabalho envolve. E sei que não tenho mais combustível para lhe fazer justiça. É tão simples quanto isso", afirmou, na altura. 

Quando foi eleita em 2017, Ardern tornou-se na mulher mais nova a assumir o cargo de primeira-ministra, aos 37 anos. À frente da Nova Zelândia tornou-se num ícone global da política de centro-esquerda e lidou com o pior ataque terrorista de todos os tempos naquele país, além da pandemia de Covid-19.

Além disso, protagonizou também um momento algo histórico em 2018, ao tornar-se das poucas chefes de governo mundiais a darem à luz a uma criança enquanto estavam à frente de um executivo.

Leia Também: Presidente dos EUA participa nas cimeiras do G7 e do Quad em maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório