Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Líder de Macau espera presença de responsáveis portugueses no território

O chefe do Governo de Macau afirmou hoje esperar a presença de diferentes responsáveis portugueses no território para a sétima reunião da Comissão Mista entre as duas partes e a conferência ministerial do Fórum Macau.

Líder de Macau espera presença de responsáveis portugueses no território
Notícias ao Minuto

15:48 - 22/04/23 por Lusa

Mundo Ho Iat Seng

No balanço que encerrou a visita a Portugal, Ho Iat Seng disse ter convidado o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, para visitar o território e "presidir conjuntamente a 7.ª reunião da Comissão Mista Macau-Portugal".

"Macau está empenhado na organização, no corrente ano, da próxima Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa [Fórum Macau], por isso, também aproveitei a oportunidade para visitar e convidar os responsáveis portugueses, a fim de permitir Portugal enviar uma delegação oficial a Macau, após a confirmação da realização do evento", acrescentou, de acordo com um comunicado enviado à Lusa.

Inicialmente prevista para 2019, a sexta conferência ministerial foi adiada para junho de 2020, devido às eleições para a Assembleia Legislativa de Macau, mas não se realizou devido à pandemia.

Criado 2003 por iniciativa de Pequim, o Fórum Macau integra os nove países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Na véspera, numa intervenção durante uma receção organizada pelo Governo de Macau em Lisboa, Gomes Cravinho tinha anunciado que o Governo português pretende "organizar uma delegação de responsáveis e de empresários para visitar Macau e participar na Conferência Ministerial do Fórum (...) e na conferência dos empresários, cuja realização será retomada", de acordo com um comunicado do Gabinete de Comunicação Social (GCS) da região administrativa especial chinesa.

A visita do chefe do Executivo de Macau foi acompanhada por uma delegação de mais de 40 empresários do território para encontros com a Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chinesa e a Câmara de Comércio Portugal-China Pequenas e Médias Empresas e visitas ao Hospital da Luz, Quinta da Marmeleira (Alenquer) e Delta, entre outras.

Em paralelo, decorre até hoje um espetáculo diário de 'videomapping' no Terreiro do Paço evocativo da região administrativa especial chinesa, numa iniciativa dos Serviços de Turismo de Macau.

Leia Também: Governo acredita que autonomia de Macau vai manter-se após 2049

Recomendados para si

;
Campo obrigatório