Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Indemnização da Fox News é "passo em frente para a democracia"

CEO da empresa de máquinas de voto ficou satisfeito com o valor multimilionário que a emissora terá de pagar.

Indemnização da Fox News é "passo em frente para a democracia"
Notícias ao Minuto

21:03 - 19/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Fox News

Depois do anúncio que a Fox News concordou pagar mais de 718 milhões de euros por difundir mentiras sobre fraude eleitoral em 2020, o CEO da Dominion Voting Systems, a empresa responsável pelas máquinas de voto, considerou que o acordo é um “aviso” para os órgãos de comunicação.

Numa entrevista à ABC News, John Poulos afirmou esta quarta-feira que o acordo entre a Fox e a Dominion é “um grande passo em frente para a democracia se o sistema puder enviar um sinal que, se as empresas de média mentirem - sejam elas quais forem ou em que canal estiverem - e fizeram-no com conhecimento, estarão preparadas para pagar um preço muito elevado”.

A Dominion processou a emissora conservadora por esta divulgar repetidamente teorias da conspiração sobre alegada fraude eleitoral, no âmbito das eleições presidenciais de 2020, através das máquinas de voto eletrónico da empresa, procurando uma indemnização superior a 1,4 mil milhões de dólares. Uma investigação concluiu que a televisão, cujas principais figuras são apoiantes de Donald Trump, difundiu as reportagens enganosas sabendo que estas não tinham fundamento de verdade.

A Fox News conseguiu, no entanto, evitar ir a julgamento, acordando então na terça-feira o pagamento de 787,5 milhões de dólares (cerca de 718 milhões de euros).

O acordo entre a televisão e a Dominion surgiu no dia em que o julgamento estava previsto começar e, na entrevista, Poulos afirmou que a empresa “não estava pronta a chegar a um acordo até que todos os factos descobertos fossem tornados públicos”.

John Poulos lamentou ainda que, apesar do processo ter demonstrado as mentiras publicadas pela Fox News e a estratégia levada a cabo pela televisão conservadora, os danos para a Dominion foram “devastadores”.

No acordo, a Fox News conseguiu ainda não ter de publicar um pedido de desculpas ou de explicar as suas reportagens. Num comunicado, sem especificar o valor, o órgão de comunicação afirmou que “continuará comprometida com os padrões de jornalismo mais elevados”.

Leia Também: Difamação. Fox News paga 787,5 milhões a empresa de voto eletrónico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório