Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Homem preso por alegadas "informações falsas" sobre a Ucrânia

Um homem ucraniano foi hoje detido por alegadamente "ajudar a Rússia a criar informações falsas" sobre a Ucrânia através da agência regional pró-russa, anunciaram os serviços de segurança de Kyiv.

Homem preso por alegadas "informações falsas" sobre a Ucrânia
Notícias ao Minuto

21:28 - 19/04/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

De acordo com um comunicado dos serviços de segurança, o homem detido terá fornecido informação "distorcidas e inventadas" à agência de notícias regional pró-russa Bel.ru, que as difundiu.

A mesma pessoa terá apoiado publicamente os "atos dos ocupantes russos" nas suas redes sociais, segundo os serviços de segurança.

De acordo com o mesmo comunicado, o homem terá negado diversos crimes atribuídos ao exército russo, nomeadamente os ataques contra civis em Bucha, em relação aos quais disse que "o exército russo não dispara contra civis", atribuindo as centenas de cadáveres de civis encontrados à "atuação do sádico exército ucraniano".

O homem foi ainda acusado de "justificar a agressão russa na Ucrânia" e de "glorificar os seus participantes", enfrentando uma pena de até cinco anos de prisão.

Em setembro de 2022, a empresa responsável pelas redes sociais Facebook e Instagram, a Meta, anunciou que tinha desmantelado duas redes de desinformação, uma das quais russa, que eram usadas para espalhar informações falsas sobre a guerra na Ucrânia.

Leia Também: AO MINUTO: Lula recusa convite; UE apoia agricultores com 100 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório