Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente do Zimbabué promete eleições presidenciais "livres e justas"

O presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, acusado de intensificar a repressão contra as vozes dissidentes no contexto das eleições presidenciais deste ano, prometeu hoje eleições "livres e justas".

Presidente do Zimbabué promete eleições presidenciais "livres e justas"
Notícias ao Minuto

19:40 - 18/04/23 por Lusa

Mundo Zimbabué

Candidato à reeleição nas eleições que se realizam em agosto, mas cuja data específica ainda não foi confirmada, o chefe de Estado, de 80 anos, pediu, num discurso por ocasião das comemorações do 43.º aniversário da independência da antiga colónia britânica, que se diga "não à violência, antes, durante e depois" do escrutínio.

"O meu Governo tomou medidas para garantir eleições livres, justas e credíveis", disse na cidade de Mount Darwin, a cerca de 155 quilómetros a nordeste da capital, Harare.

A história política deste país da África Austral é marcada pela violência e intimidação durante as eleições.

Mnangagwa, que chegou ao poder em 2017 num golpe de Estado contra o então homem forte do país, Robert Mugabe, venceu por pouco as eleições presidenciais do ano seguinte com 50,8% dos votos.

O partido do seu principal rival, Nelson Chamisa, de 45 anos, acusa-o de reprimir os adversários políticos, obstruindo reuniões da oposição e detendo membros desses movimentos.

No seu discurso de hoje, Emmerson Mnangagwa advertiu contra "vozes, estrangeiras ou locais, incluindo ONG desonestas" que semeiam "as sementes da divisão e da discórdia".

No início de fevereiro, o Parlamento aprovou uma lei controversa que restringe drasticamente as liberdades das Organizações Não-Governamentais (ONG).

Leia Também: AI pede que autoridades do Zimbabué parem de "criminalizar" opositores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório