Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Guiné-Conacri. Chefe da junta diz que Ruanda é "modelo" para se inspirar

O chefe da junta na Guiné-Conacri disse querer inspirar-se no "modelo" do Ruanda, durante a visita do Presidente Paul Kagame, uma das primeiras deslocações de um chefe de Estado estrangeiro desde que os militares tomaram o poder em 2021.

Guiné-Conacri. Chefe da junta diz que Ruanda é "modelo" para se inspirar
Notícias ao Minuto

15:21 - 18/04/23 por Lusa

Mundo Ruanda

"Desde o genocídio de 1994 até à reunificação do país, o Ruanda conseguiu recuperar, assumir e reconstruir-se antes de se afirmar como uma referência africana. É nisto que o modelo ruandês fascina o coronel Presidente Mamadi Doumbouya", disse hoje a Presidência guineense, numa declaração.

Mamadi Doumbouya, que foi investido Presidente na sequência do golpe militar em setembro de 2021, comprometeu-se, sob pressão internacional, a dar lugar a civis eleitos até ao final de 2024, o tempo necessário para levar a cabo reformas profundas, segundo ele.

Na declaração acrescentou-se que "o verdadeiro desafio para o Presidente Mamadi Doumbouya é reconstruir a Guiné-Conacri de forma profunda, colocando-a no caminho da reconciliação nacional, da autonomia e da emergência".

Os dois líderes disseram querer reforçar as relações bilaterais e "criar uma ponte" entre Conacri e Kigali.

Paul Kagame chegou a Conacri na segunda-feira à noite para a terceira etapa da sua viagem à África Ocidental, depois do Benim e da Guiné-Bissau.

O chefe de Estado ruandês manifestou a sua vontade de trabalhar com a Guiné-Conacri no quadro de uma cooperação aberta, de acordo com a declaração da Presidência guineense. Disse também que espera receber Mamadi Doumbouya no Ruanda "muito em breve".

Para a oposição, a visita do Presidente Kagame não deve servir para legitimar os militares no poder.

A oposição apela a um rápido regresso dos civis ao poder, à abertura de um diálogo "credível" e à libertação de todos os prisioneiros que considera políticos.

Leia Também: PR do Ruanda recebe medalha Amílcar Cabral, mais alta distinção da Guiné

Recomendados para si

;
Campo obrigatório