Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Malala está a escrever novo livro, o "mais pessoal até agora"

A jovem, premiada com o Nobel da Paz aos 17 anos, ficou conhecida pelo seu ativismo e pela defesa da educação de raparigas no Paquistão.

Malala está a escrever novo livro, o "mais pessoal até agora"
Notícias ao Minuto

15:52 - 17/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Malala Yousafzai

A ativista Malala Yousafzai, conhecida por ser a vencedora mais jovem de sempre do Nobel da Paz, anunciou esta segunda-feira que está a escrever um novo livro de memórias, que considera que será o seu trabalho mais pessoal até à data.

Segundo a Associated Press, citando um comunicado da editora da ativista, a Atria Books (uma subeditora da Simon & Schuster), o livro ainda não tem data prevista para o lançamento nem um título.

No comunicado, Malala afirmou que "os últimos anos" da sua vida "têm sido marcados por uma extraordinária transformação, e toda a angústia e felicidade que acompanha o crescimento".

"Este é o meu livro mais pessoal até agora e espero que os leitores encontrem reconhecimento, segurança e perspetiva na minha história", disse a jovem paquistanesa. Já a sua editora considerou que o novo livro é "uma história arrebatadora de recuperação e de procura por uma identidade, uma exploração sincera do seu crescimento debaixo dos holofotes e um olhar íntimo à sua vida atual".

A editora acrescenta que já estão a ser preparadas imagens para a edição em papel.

Malala Yousafzai é conhecida pelas suas posições políticas desde os onze anos de idade, quando escreveu um blog para a BBC a detalhar a sua vida e a sua educação sob a ocupação talibã numa região do Paquistão onde vivia.

O seu crescimento como defensora dos direitos educativos das raparigas e mulheres no país transformou-a também num alvo dos radicais jihadistas e, em 2012, enquanto apanhava um autocarro para fazer um exame, foi alvejada por terroristas talibã na cabeça.

A jovem, na altura com 14 anos, acabaria por sobreviver, e a tentativa de assassinato tornou-a num símbolo do direito à educação das raparigas do mundo islâmico. Em 2013, lançou a sua obra mais famosa, o livro 'Eu Sou Malala', que lhe valeu um prémio Sakharov e, em 2014, o prémio Nobel da Paz, com apenas 17 anos - sendo assim a mais jovem laureada em qualquer categoria.

Agora, com 25 anos, Malala licenciou-se na Universidade de Oxford e casou-se com Asser Malik, um dirigente da federação de críquete do Paquistão. Tem também um projeto em colaboração com a Apple+, chamado 'Extracurricular'.

Leia Também: Talibãs afirmam que proibição de mulheres na ONU é questão interna

Recomendados para si

;
Campo obrigatório