Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Mineápolis aprova chamamento muçulmano à oração, cinco vezes por dia

É a primeira grande cidade dos Estados Unidos a aprovar este chamamento durante o dia inteiro, que será realizado através de vários altifalantes.

Mineápolis aprova chamamento muçulmano à oração, cinco vezes por dia
Notícias ao Minuto

23:40 - 14/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Muçulmanos

A cidade de Mineápolis, no estado norte-americano do Minnesota, tornou-se na primeira grande cidade dos Estados Unidos a aprovar a transmissão do chamamento muçulmano à oração, o denominado 'adhan', a qualquer hora do dia.

Os chamamentos iniciam nas primeiras horas da manhã e culminam com o surgimento do céu noturno, e poderão ser transmitidos através de altifalantes. Até agora, estavam permitidos entre as 7h00 da manhã e as 22h00 da noite, o que, por vezes, excluía os chamamentos do início ou do fim do dia.

“A Constituição não dorme à noite”, disse Jaylani Hussein, diretor executivo do capítulo de Minnesota do Conselho de Relações Americano-Islâmicas, após a votação que, na quinta-feira, aprovou a medida.

O facto de a medida ter sido tomada nesta altura é simbólico, uma vez que os muçulmanos, pelo mundo inteiro, celebram este mês o Ramadão, um ritual religioso em que se abstêm de comer durante o dia, entre outras atividades.

A cidade conta com uma crescente população de imigrantes da África Oriental, desde pelo menos a década de 1990, proliferando as mesquitas. Três dos 13 membros do conselho de Mineápolis, aliás, identificam-se como muçulmanos.

As orações são feitas quando a luz surge ao amanhecer, ao meio-dia, a meio da tarde, ao pôr do sol e quando o céu noturno aparece. Por isso, tomando em conta que os chamamentos estavam proibidos antes das 7 da manhã e depois das 22h, por vezes, havia dias em que o primeiro - ou o último - chamamento do dia não podia ser transmitido.

Leia Também: Jerusalém. Celebrações judaicas, cristãs e muçulmanas sob alta segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório