Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Explosão em exploração leiteira no Texas mata 18 mil cabeças de gado

O incidente vai ser alvo de investigação. Tratou-se do incêndio mais mortífero registado desde que o Instituto do Bem-Estar Animal começou a contabilizar ocorrências desta natureza.

Explosão em exploração leiteira no Texas mata 18 mil cabeças de gado
Notícias ao Minuto

20:44 - 13/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Uma explosão numa exploração leiteira em Panhandle, no Texas, Estados Unidos, feriu criticamente uma pessoa e matou cerca de 18 mil cabeças de gado. Segundo a Associated Press, o incidente causou o incêndio mais mortífero registado desde que o Instituto do Bem-Estar Animal começou a contabilizar ocorrências desta natureza.

Salvador Rivera, o xerife de Castro County, explicou que o incêndio e a explosão de segunda-feira, que ocorreu na Quinta Southfork Dairy, deve ter ocorrido devido ao sobreaquecimento de alguns equipamentos. A mesma fonte revelou, ainda, que o incidente vai ser alvo de investigação.

O porta-voz do departamento de seguros do estado, Gardner Selby, recusou-se, por sua vez, a tecer comentários sobre o estado de saúde do ferido.

"Tratou-se do incêndio mais mortífero envolvendo gado na última década, desde que começámos a monitorizá-los em 2013", referiu, esta quinta-feira, a porta-voz do Instituto do Bem-Estar Animal, Marjorie Fishman.

A entidade tem também por hábito rastrear incêndios em celeiros que tiram a vida a animais de outras espécies, como aves de capoeira, suínos, caprinos e ovinos.

Importa referir, sobre o tema, que um relatório deste instituto, divulgado em 2022, relatou a ocorrência de "vários casos em que entre 100 mil a 400 mil frangos morreram num único incêndio".

"O incêndio mais mortífero desde que começámos a fazer esse controlo, em 2013, foi um fogo na Hi-Grade Egg Producers, em Manchester, no Indiana, que matou um milhão de galinhas", elaborou ainda Marjorie Fishman.

Leia Também: Enfermeira apanhada a atirar bebé de bruços para berço detida nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório