Alguns moradores de Hollister, em San Benito, na Califórnia, parecem não estar agradados com uma estátua, com mais de 30 anos, que se encontra junto a um prédio administrativo, e exigem a sua remoção - tudo porque consideram que a obra se assemelha a um "símbolo fálico".
Segundo a imprensa norte-americana, na última terça-feira, o Conselho de Supervisores do Condado de San Benito votou a favor da criação de um comité para decidir o destino da estátua, face às críticas dos moradores.
"Este é um símbolo fálico e é muito desconfortável entrar no edifício. Aparentemente, nem todas as mulheres neste prédio veem desta maneira, mas há algumas que se sentem ofendidas por caminhar até ao prédio", disse Elia Salinas, moradora de Hollister, ao Conselho, segundo a KSBW, citada pelo New York Post.
"Acho que o Conselho precisa de ser sensível ao sentimento público, este sentimento existe há muito tempo desde que a estátua foi colocado lá", disse outra moradora.
Já Richard Deutsch, criador da obra, explicou que, na verdade, a peça foi inspirada na paisagem do Pinnacles National Park. "O que fiz foi escolher algumas das formações como sendo o ponto central do projeto", disse.
Contudo, apesar das explicações, os protestos continuaram. "Uma escultura de pedra de 2,5 metros que parece um pénis, não vou tolerar esta mensagem do governo do meu condado”, disse outra moradora, identificada como Cheryl Von Booth.
Também a supervisora do condado de San Benito, Mindy Sotelo, concordou que a estátua era "um pouco insípida".
Na votação, com uma maioria de três votos contra dois - três mulheres votaram a favor e dois homens contra - , o Conselho concordou com a criação de um comité para decidir o futuro da estátua - o objetivo será substitui-la ou colocar uma placa junto à mesma para explicar o seu significado.
A remoção da estátua pode custar entre 20 mil a 50 mil dólares.
Leia Também: Pai quer ama para ir à Feira de Sevilha e anúncio (criativo) já é viral