Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Assim, Moscovo não tem lugar no clube das democracias"

O presidente da Comissão Europeia defendeu hoje que a realização de um encontro de líderes mundiais sem a Rússia "é uma mensagem fortíssima" e que "com este comportamento" Moscovo "não tem lugar à mesa no clube das democracias".

"Assim, Moscovo não tem lugar no clube das democracias"
Notícias ao Minuto

16:44 - 04/06/14 por Lusa

Mundo Barroso

"O simples facto de haver esta reunião como G7 e não G8, isto é, sem a Rússia, e o simples facto de esta reunião não ter lugar em Sochi, na Rússia, mas aqui, em Bruxelas, é muito importante, é uma mensagem dizendo claramente que a Rússia de Vladimir Putin, com este tipo de comportamento, não tem lugar à mesa do clube das democracias que são também as economias mais avançadas do mundo", afirmou Durão Barroso.

José Manuel Durão Barroso falava aos jornalistas portugueses após uma conferência de imprensa de antecipação do G7, que decorre entre hoje à noite e quinta-feira em Bruxelas e reúne os líderes do Canadá, da França, da Alemanha, da Itália, do Japão, do Reino Unido, dos Estados Unidos e os presidents do Conselho Europeu e da Comissão Europeia.

O chefe do executivo comunitário considerou que a ausência da Rússia num encontro que vai abordar principalmente a crise na Ucrânia e as relações com o governo liderado por Vladimir Putin é "uma mensagem fortíssima do ponto de vista político e diplomático que foi bem compreendida, embora obviamente não tenha sido apreciada" pelos russos.

Barroso salientou contudo que a União Europeia deseja manter "canais de contacto", porque "é importante o diálogo".

"Queremos o diálogo, a conciliação, não queremos a confrontação, e sabemos perfeitamente que sem a Rússia não pode haver uma solução estável para a situação naquela parte da Europa, nomeadamente em relação à Ucrânia", afirmou.

Durante a conferência de imprensa, Durão Barroso anunciou ainda que no início de julho a União Europeia irá organizar uma "reunião de coordenação" da ajuda à Ucrânia, antes da conferência internacional de doadores, prevista para o fim de 2014.

Originalmente, a cimeira do G8 estava agendada para a localidade russa de Sochi, mas no seu encontro em Haia, a 24 de março passado, os líderes do G7 decidiram suspender a sua participação no encontro e reunir-se antes em Bruxelas neste formato, a sete mais UE, face à "violação da soberania e integridade territorial da Ucrânia" por parte da Rússia.

Hoje haverá apenas um jantar de trabalho, estando agendadas para quinta-feira duas sessões de trabalho, antes de um almoço que assinalará o fim da cimeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório