Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 27º

'Capítulo escondido' da Bíblia descoberto (através de luz ultravioleta)

Novo 'capítulo escondido' da Bíblia descoberto.

'Capítulo escondido' da Bíblia descoberto (através de luz ultravioleta)
Notícias ao Minuto

12:14 - 12/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um grupo de investigadores descobriu um 'novo capítulo' da Bíblia com cerca de 1.500 anos e a revelação é feita numa investigação publicada no jornal New Testament Studies (Estudos do Novo Testamento, na tradução livre). 

O estudo, citado pelas publicações internacionais, refere que esta descoberta diz respeito a uma das primeiras traduções de um dos Evangelhos. O texto estaria 'escondido' por baixo de três camadas de texto num manuscrito, e só foi possível chegar até esta versão preliminar através de fotografias utilizando a luz ultravioleta.

De acordo com a equipa de investigadores, esta versão diz respeito ao Evangelho de Mateus, e é possível perceber a diferença causada pelas traduções - já que este capítulo foi traduzido do antigo siríaco. 

Os investigadores aproveitam para exemplificar esta questão, apontando que enquanto uma das versões mais recentes traduz um dos versos como: "Naquela altura Jesus atravessou os campos de cultivo no Shabat [sábado] e os seus discípulos ficaram esfomeados e começaram a apanhar o grão e comer", nesta versão mais antiga, escrita em antigo sírio, lê-se que: " [...] começaram a apanhar o grão, esfregaram-no nas mãos, e comeram-no", diferenciam.

"No que diz respeito à data a que diz respeito o Evangelho, não há dúvidas de que foi escrito não mais tarde do que  no séc. VI.", escrevem os especialistas, referindo ainda que comparações com outras publicações permitem perceber que a tradução foi produzida na primeira metade deste século.

"Esta descoberta prova quão importante é a interação combinada entre a tecnologia e as formas de pesquisa que são usadas com manuscritos dos tempos medievais", remataram.

Leia Também: O pormenor que Kate acredita explicar o que aconteceu à filha Maddie

Recomendados para si

;
Campo obrigatório