Procurar

Macron visita Países Baixos com Taiwan no pano de fundo

Apesar da proximidade geográfica, um chefe de Estado francês não visitava Amesterdão há 23 anos.

Macron visita Países Baixos com Taiwan no pano de fundo

© Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

Hélio Carvalho
11/04/2023 09:54 ‧ há 2 anos por Hélio Carvalho

Mundo

França

O presidente francês vai iniciar esta terça-feira uma visita de dois dias aos Países Baixos, num viagem em que as relações externas da União Europeia com a China estão em foco após as declarações de Emmanuel Macron na sua visita a Pequim.

No domingo, Macron defendeu um afastamento do bloco europeu em relação às tensões diplomáticas entre China e Estados Unidos, devido à independência de Taiwan, argumentando que "a pior coisa seria pensar que os europeus têm de se tornar seguidores neste assunto e ir atrás da agenda dos EUA e da reação exagerada da China".

As declarações surgiram numa visita a Pequim, na qual Macron procurou marcar a evolução da União Europeu como um "terceiro superpoder", mas a sua mensagem de isolamento diplomático gerou algum conflito na liderança da comunidade europeia.

Vários especialistas políticos também notaram que o presidente francês demonstrou apatia em relação a uma possível guerra por causa de Taiwan, após um fim de semana marcado por exercícios militares chineses nas águas do Estreito de Taiwan, com alguns a fazerem comparações com a política de apaziguamento pré-Segunda Guerra Mundial.

A visita de Emmanuel Macron aos Países Baixos começará em Amesterdão, onde o líder francês irá fazer uma homenagem num monumento na cidade. Depois, parte para Haia, a sede do poder legislativo dos Países Baixos, onde discursará perante as duas câmaras do parlamento neerlandês.

Na quarta-feira, o presidente volta para Amesterdão, para uma visita a um parque de ciência e para uma ronda de negociações com o primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte. À tarde, Macron e Rutte vão ao histórico Rijksmuseum, para ver uma exposição de quadros de um dos maiores pintores da história do mundo ocidental, Johannes Vermeer.

A Associated Press nota que esta é a primeira visita de um chefe de Estado francês aos Países Baixos em 23 anos, apesar de uma grande proximidade geográfica que se traduz em vários comboios diários entre Paris e Amesterdão, via Bélgica. O último presidente francês a visitar o país foi Jacques Chirac.

Leia Também: Tensão China/EUA? Macron defende "estratégia de autonomia" para Europa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10