Procurar

Tiroteio em Louisville. Identidade de atirador e vítimas já é conhecida

Atirador trabalhava no banco onde abriu fogo. Teria sido notificado acerca da sua demissão. As vítimas mortais são três homens e duas mulheres. Eis o que já se sabe.

Tiroteio em Louisville. Identidade de atirador e vítimas já é conhecida

© LinkedIn/Connor Sturgeon

Notícias ao Minuto
10/04/2023 22:41 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

As autoridades já identificaram o atacante e as vítimas do tiroteio ocorrido, esta segunda-feira, numa sede do Old National Bank, em Louisville, no estado norte-americano do Kentucky.

De acordo com a chefe da polícia de Louisville, Jacquelyn Gwinn-Villaroel, o atirador, que foi "neutralizado" durante o ataque, tinha 25 anos e chamava-se Connor Sturgeon.

O suspeito, que era funcionário do Old National Bank, usou uma espingarda para matar quatro pessoas e ferir outras nove, segundo o mais recente balanço.

Connor Sturgeon foi notificado de que seria demitido e escreveu uma nota para os seus pais e a um amigo  a indicar que iria abrir fogo no banco, refere a CNN, que cita uma fonte policial familiarizada com a investigação. No entanto, desconhece-se se a nota foi escrita em papel ou enviada através de email. Também não é sabido se foi vista antes ou depois do incidente.

De acordo com o seu perfil no LinkedIn, o suspeito começou  no banco com um estágio, em três verões consecutivos, entre 2018 e 2020. Ingressou oficialmente como funcionário, na área de desenvolvimento comercial, em junho de 2021. Em abril de 2022, tornou-se banqueiro e um associado de sindicatos.

Sturgeon licenciou-se pela Universidade do Alabama em 2020 e fez também um mestrado e um bacharelato em Finanças. Jogou basquetebol e foi semifinalista de uma bolsa de estudos de mérito nacional em 2015. Quem o conhecia, descrevia-o como uma "rapaz muito bom" que vinha de "uma família muito boa".

Em 2028, num ensaio universitário divulgado pelo site CourseHero admitiu que a "autoestima" era um "problema" para si "há muito tempo".

"Desabrochando tarde no ensino fundamental e médio, lutei até certo ponto para me encaixar, e isso deu-me uma autoimagem um tanto negativa que persiste até hoje. Fazer amigos nunca foi especialmente fácil", escreveu, admitindo ainda que na universidade "começou a amadurecer socialmente" e a "ver melhorias nessa área".

As vítimas

Já as vítimas mortais foram identificadas como Joshua Barrick, de 40 anos, Thomas Elliott, de 63, Juliana Agricultor, de 45, e James Tutt, de 64.

Note-se que entre os feridos estão dois polícias, um deles tinha prestado juramento recentemente. 

Segundo Jacquelyn Gwinn-Villaroel, Nicholas Wilt, de 26 anos, tinha-se formado na academia de polícia a 31 de março. O jovem agente foi atingido na cabeça durante o tiroteio e encontra-se em estado crítico, tendo sido já submetido a uma cirurgia.

No total, o Hospital da Universidade de Louisville recebeu nove pacientes do tiroteio - três estavam em estado crítico. Outros três pacientes permaneciam no hospital com ferimentos sem risco de vida e outros três tiveram alta hospitalar.

O ataque ocorreu hoje de manhã, pelas 08h30 locais (13h30 de Lisboa). O Old National Bank é um banco regional com sucursais no sudeste e centro dos Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reagiu ao incidente e considerou que os norte-americanos "estão a pagar o preço da inação com as suas vidas", numa crítica aos republicanos do Congresso, por não alterarem as leis que regulam a posse de armas.

Leia Também: Criança morta a tiro nos EUA quando família ia para jantar de aniversário

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10