Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 16º

Três 'rockets' disparados da Síria para Israel

Três 'rockets' foram disparados da Síria para Israel na noite de hoje, informaram militares israelitas, após disparos semelhantes do vizinho Líbano nos últimos dias e numa altura em que aumenta a violência no Médio Oriente.

Três 'rockets' disparados da Síria para Israel
Notícias ao Minuto

23:13 - 08/04/23 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Um dos 'rockets' "caiu num terreno baldio no sul dos Montes Golã" anexado por Israel, disse o exército num breve comunicado, sem dar mais detalhes.

Os militares tinham dito anteriormente que sirenes de alerta tinham soado naquela área.

Israel conquistou em 1967 e anexou parte dos Montes Golã, uma região estratégica também na fronteira com o Líbano.

O Estado judaico intensificou recentemente os seus ataques na Síria, visando principalmente as posições de grupos pró-Irão, o seu inimigo número um.

Os disparos de hoje seguem-se a uma escalada sem precedentes na frente israelita-libanesa desde 2006.

Na quinta-feira, cerca de 30 'rockets' foram disparados do Líbano para Israel, ferindo uma pessoa e causando danos materiais.

O exército israelita disse que os tiros, não reivindicados, eram "palestinianos", e muito provavelmente do movimento islâmico Hamas, no poder na Faixa de Gaza.

O exército retaliou com ataques em Gaza e no sul do Líbano.

A violência aumentou nos últimos dias depois de, na quarta-feira, as forças israelitas terem invadido a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, durante o Ramadão, provocando uma indignação generalizada.

Na noite de sexta-feira, um carro-bomba em Tel Aviv matou um italiano e feriu sete pessoas, segundo a polícia israelita.

Na manhã de sexta-feira, duas irmãs anglo-israelitas foram mortas num outro ataque na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel desde 1967.

Leia Também: Israel promete "atacar os inimigos" após disparo de 'rockets' do Líbano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório