Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

"Podemos contar com a China para trazer a Rússia de volta à razão"

O presidente francês Emmanuel Macron encontrou-se com o homólogo chinês, Xi Jinping, em Pequim, esta quinta-feira.

Notícias ao Minuto

10:55 - 06/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Emmanuel Macron

O presidente francês Emmanuel Macron encontrou-se com o homólogo chinês, Xi Jinping, em Pequim, esta quinta-feira, e demonstrou a convicção de que pode contar com a China para trazer a Rússia de volta à razão e trazer o mundo inteiro à mesa de negociações.

"Sei que podemos contar com a China para trazer a Rússia de volta à razão", referiu Macron, perante Xi. O presidente francês referiu ainda que a guerra "deu um golpe na estabilidade [internacional] e pôs fim a décadas de paz na Ucrânia".

Xi Jinping aproveitou o momento para elogiar Macron no papel das boas relações entre os dois países. "China e França têm a capacidade e a responsabilidade de superar as suas diferenças e limitações num momento em que o mundo passa por profundas mudanças históricas", destacou.

Macron foi a Pequim acompanhado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa demonstração de unidade europeia nas relações com Pequim.

Na quarta-feira, realçou que queria "envolver a China em direção a uma responsabilidade partilhada pela paz" na Ucrânia.

O chefe de Estado francês disse ter esperança de que a China "vai participar de iniciativas úteis para o povo ucraniano".

Pequim quer manter o governo de Putin como um parceiro diplomático viável, para contrapor a ordem democrática liberal liderada pelos Estados Unidos, e como um fornecedor de energia de confiança.

Leia Também: Macron quer definir com Xi Jinping "rumo comum" para paz na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório