Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

China nomeia bispo de Xangai sem consentimento do Vaticano

A China nomeou o novo bispo da diocese de Xangai, a maior do país, numa decisão unilateral que contraria o acordo histórico feito entre o país asiático e o Vaticano, segundo os media chineses.

China nomeia bispo de Xangai sem consentimento do Vaticano
Notícias ao Minuto

20:52 - 05/04/23 por Lusa

Mundo Religião

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que a Igreja foi informada "há alguns dias" sobre a transferência do bispo de Haimen para a diocese de Xangai, escusando-se a partilhar "a avaliação da Santa Sé sobre este assunto".

O Governo chinês também não se pronunciou e a embaixada chinesa no Vaticano não respondeu à tentativa de contacto pela agência de notícias AFP.

O acordo assinado, em 2018, que visava aproximar os católicos chineses divididos entre as Igrejas oficiais e as clandestinas, dando ao Papa a decisão de nomeação dos bispos, foi renovado em outubro por mais dois anos.

Apesar da renovação, em novembro o Vaticano expressou "surpresa" após a nomeação de um bispo para uma diocese chinesa não reconhecida pela Santa Sé.

"O problema não é informar, mas decidir em conjunto sobre a nomeação", afirmou o missionário italiano Gianni Criveller, especialista em Igreja Católica na China, sublinhando a gravidade destes episódios num contexto de relações "muito complicadas" entre os dois Estados.

Leia Também: Papa descreve sexo como um dos "belos dons de Deus"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório