Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Divulgado novo governo regional interino da província de Tigray

Um governo regional interino, com 27 membros, para administrar a província de Tigray, norte da Etiópia, iniciou hoje funções como parte do processo de paz lançado em novembro para pôr fim ao conflito armado naquela província.

Divulgado novo governo regional interino da província de Tigray
Notícias ao Minuto

18:00 - 05/04/23 por Lusa

Mundo Etiópia

A estação de televisão oficial do Tigray, a Tigrai TV, divulgou a composição da equipa, que inclui vários generais nascidos na província e dirigentes da Frente de Libertação Popular do Tigray (TPLF, na sigla em inglês), o partido que dirigia as instituições da região antes de pegar em armas contra o governo federal em novembro de 2020.

Em março, a TPLF nomeou um dos seus principais líderes, Getachew Reda, para presidir a região e chefiar o governo provisório previsto no acordo de paz assinado em 02 de novembro em Pretória.

A escolha foi apoiada pelo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed.

Debretsion Gebremichael, presidente da TPLF desde 2017, que governava a província desde janeiro de 2018 e que não faz parte da nova equipa, passou hoje formalmente a liderança a Getachew Reda numa cerimónia em Mekele, a capital do Tigray, segundo a Tigrai TV.

O número dois do governo regional interino é o general Tadesse Worede, que liderou as forças da TPLF durante o conflito, é o vice-presidente do governo provisório, encarregado da Paz e Segurança.

Worede foi o comandante militar da TPLF quando esta era um grupo rebelde que lutava contra o regime militar-marxista de Derg, e tornou-se chefe do Estado-Maior do Exército Federal Etíope nos anos 1990 e 2000, quando a TPLF era dominante na Etiópia.

O general Tsadkan Gebretensae, estratega das forças de Tigray, foi nomeado chefe do departamento "Democratização e Governação Descentralizada", sendo o terceiro elemento mais importante do governo provisório.

O anterior governo regional foi considerado "ilegal" por Adis Abeba em virtude de ter resultado de eleições legislativas organizadas em 2020 em Tigray, apesar do adiamento pelas autoridades federais de todas os escrutínios no país devido à pandemia de covid-19.

Após meses de tensão, Abiy Ahmed enviou o exército federal em 04 de novembro de 2020 para retirar os líderes de Tigray, acusando as forças regionais de terem atacado as bases federais na província.

Leia Também: Governo etíope confirma avanços no processo de paz em Tigray

Recomendados para si

;
Campo obrigatório