Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Detido marido de Nicola Sturgeon, ex-primeira-ministra da Escócia

Detenção ocorreu na manhã desta quarta-feira.

Detido marido de Nicola Sturgeon, ex-primeira-ministra da Escócia
Notícias ao Minuto

09:45 - 05/04/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Detenção

Foi detido, esta quarta-feira, Peter Murrell, marido de Nicola Sturgeon, ex-primeira-ministra da Escócia.

De acordo com a BBC, a detenção de Peter Murrell, de 58 anos, está relacionada com uma investigação sobre as finanças do Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês), do qual é ex-presidente executivo.

A polícia não divulgou a identidade do detido, mas confirmou, em comunicado, que um homem de 58 anos foi preso esta manhã na Escócia e está detido numa esquadra, onde está a ser interrogado.

"Os agentes estão também a efetuar buscas em vários endereços como parte da investigação" sobre o financiamento e finanças do SNP, acrescentou a força policial.

Imagens publicadas nos meios de comunicação britânicos mostram a casa que Murrell partilha com Sturgeon em Glasgow com veículos da polícia à porta e uma fita em redor para limitar o acesso.

Murrell demitiu-se de presidente executivo do partido no mês passado, ao assumir a responsabilidade por uma informação errada sobre o número de militantes do SNP, que perdeu 30.000 filiados no espaço de um ano. 

A demissão após mais de 20 anos no posto aconteceu durante a eleição interna do partido desencadeada por Nicola Sturgeon, que invocou o "impacto físico e mental" sofrido durante oito anos como chefe do governo regional.

O SNP anunciou Humza Yousaf como líder na passada segunda-feira, o qual tomou posse como chefe do Executivo escocês na quarta-feira. 

O facto de o presidente-executivo do SNP ser marido da líder foi motivo de críticas durante a campanha e levantou rumores sobre irregularidades e desvio de fundos. 

A candidata derrotada Ash Regan considerou "inaceitável ter o marido da líder do partido como o presidente executivo", enquanto Kate Forbes referiu que "as decisões dentro do SNP foram tomadas por muito poucas pessoas".

Um porta-voz do SNP disse estar a colaborar com a investigação da Polícia Escocesa, mas recusou comentar sobre a detenção do antigo dirigente. 

[Notícia atualizada às 10h56]

Leia Também: Novo primeiro-ministro escocês promete "voz positiva e progressista"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório