Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 26º

Homens armados raptam pelo menos 2 estudantes universitários na Nigéria

Pelo menos dois estudantes universitários foram sequestrados no domingo no estado nigeriano de Zamfara, no norte do país, por homens armados não identificados, anunciaram hoje as autoridades.

Homens armados raptam pelo menos 2 estudantes universitários na Nigéria
Notícias ao Minuto

15:13 - 03/04/23 por Lusa

Mundo Nigéria

O porta-voz da polícia de Zamfara, Mohammed Shehy, disse que "bandidos armados" entraram na aldeia de Sabon Gida e dirigiram-se rapidamente para um edifício usado como dormitório por estudantes da Universidade Federal de Gusau.

Os assaltantes "prenderam os guardas e roubaram-lhes as algemas", avançando depois para os estudantes do departamento de Microbiologia, escreveu o diário nigeriano 'The Premium Times', citado pela agência espanhola de notícia, a Efe.

Os ataques na Nigéria, anteriormente concentrados na zona nordeste do país, onde opera o Boko Haram e o grupo dissidente Estado Islâmico na África Ocidental (ISWA, na sigla em inglês), alargaram-se nos últimos anos a outras zonas do norte e noroeste, fazendo disparar os alarmes relativamente à possibilidade de estas redes terroristas, que usam os raptos como fonte de financiamento, estarem a expandir-se.

Estes grupos de "bandidos armados", como habitualmente são chamados pelo Governo nigeriano, são responsáveis por dezenas de sequestros e ataques nos últimos meses, especialmente contra centros educativos, escolas e universidades, e meios de transporte, com o objetivo de angariar financiamento através dos resgates cobrados.

Leia Também: Grupos armados e governamentais mataram "milhares de civis" em África

Recomendados para si

;
Campo obrigatório