Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Líderes do Egito e da Arábia Saudita reúnem-se após meses de tensão

O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, visitou no domingo a Arábia Saudita depois de meses de tensão entre os dois países, divulgaram hoje fontes oficiais.

Líderes do Egito e da Arábia Saudita reúnem-se após meses de tensão
Notícias ao Minuto

14:41 - 03/04/23 por Lusa

Mundo Egito

O governante egípcio e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, o líder de facto da Arábia Saudita, reuniram-se no domingo e conversaram sobre os laços entre os países, segundo o porta-voz presidencial egípcio, Ahmed Fahmy, citado hoje pelas agências internacionais.

Num comunicado, Fahmy indicou que os dois líderes "afirmaram preocupação mútua em promover a cooperação comum em todos os campos", concordando em continuar a "coordenação e consulta" sobre temas regionais e internacionais.

O encontro ocorreu num contexto de forte crise económica no Egito, atribuída por críticos a má gestão do Governo.

"Afirmo a profundidade e a força das relações bilaterais entre o Egito e o reino da Arábia Saudita", disse Abdel Fattah al-Sisi na rede social Twitter.

O príncipe herdeiro saudita recebeu o Presidente egípcio na cidade de Jeddah, no Mar Vermelho.

Também participaram na reunião outras autoridades dos dois países, como o chefe da Autoridade Geral dos Serviços de Informações do Egito e o conselheiro de segurança nacional saudita.

A Arábia Saudita tem sido um dos principais fornecedores de ajuda financeira ao Governo egípcio.

Em 2022, Arábia Saudita, Qatar e os Emirados Árabes Unidos prometeram 22 mil milhões de dólares (o mesmo valor em euros ao câmbio atual) em depósitos e investimentos diretos no Egito, numa tentativa de estabilizar a economia do país, afetada pela guerra na Ucrânia.

No ano passado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Governo do Egito alcançaram um acordo preliminar que abriu a porta a um empréstimo de três mil milhões de dólares ao Estado árabe.

Nos últimos meses, a Arábia Saudita tem pedido ao Governo egípcio que leve a cabo reformas económicas.

"Precisamos de ver mudanças. Estamos a tributar o nosso povo. Esperamos também que outros façam o mesmo, que se esforcem. Queremos ajudar, mas também queremos que façam a vossa parte", afirmou o ministro das Finanças saudita, no encontro anual do Fórum Económico Mundial, em janeiro.

Leia Também: Human Rights Watch quer fim de assédio a ONG no Egito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório