Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Europa está a ser governada durante a noite por "líderes exaustos"

Ao longo dos últimos três anos, a União Europeia realizou 25 cimeiras por ano para tentar travar a crise de dívida e as consequências da turbulência económica. De acordo com a Reuters, foram poucas as reuniões que terminaram antes das três ou quatro da manhã, frequentemente depois de cerca de 12 horas ou mais de negociações infrutíferas.

Europa está a ser governada durante a noite por "líderes exaustos"
Notícias ao Minuto

06:31 - 23/11/12 por Eudora Ribeiro

Mundo Reuters

Nos últimos anos, têm-se multiplicado as cimeiras europeias e reuniões de ministros para tentar estancar a crise de dívida, que decorrem por norma até altas horas da noite, resultando na maior parte dos casos em decisões sem grande impacto.

“Cada vez mais, a Europa é governada durante a noite por líderes num estado avançado de exaustão, ignorando as evidências científicas de que isso pode levar a decisões erradas, ou não-decisões”, escreve a agência Reuters num artigo intitulado ‘Esqueçam o Prémio Nobel da Paz, União Europeia lança guerra às cimeiras’.

Às 25 cimeiras europeias por ano, desde 2009, somaram-se mais de 40 encontros entre os ministros das Finanças e o mais recente terminou pelas cinco da manhã desta quarta-feira. A Reuters aponta que, desta forma, se verifica que o grupo de instituições destinadas a promover a paz e a estabilidade na Europa acabam por provocar frustração, angústia e muitas dores de cabeça.

“Coloco as coisas desta forma: acordei às cinco ou cinco e meia da manhã ontem e acabámos a reunião por volta das quatro da manhã”, comentou o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, depois da última cimeira de Outubro. “É assim que funcionamos, tomamos decisões muito sérias sob pressão”, acrescentou.

Os 27 líderes da UE estão reunidos desde ontem numa nova cimeira europeia, desta vez para tentar chegar a um acordo quanto ao próximo orçamento plurianual que prevê um bilião de euros para os anos de 2014 a 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório