Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Papa preside a Missa do Domingo de Ramos após ter estado internado

Cerimónia marca o arranque da Semana Santa. Francisco alertou para a "indiferença" da humanidade perante milhões de "abandonados" em todo o mundo.

Notícias ao Minuto

11:36 - 02/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Papa Francisco

O Papa Francisco presidiu este domingo, às cerimónias do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano, que marcam o início da Semana Santa, após ter tido alta hospitalar.

Francisco alertou para a "indiferença" da humanidade perante milhões de "abandonados" em todo o mundo, afirmando que, para os católicos, as pessoas "rejeitadas e excluídas" são "ícones vivos de Cristo".

"Peçamos hoje esta graça: saber amar Jesus abandonado e saber amar Jesus em cada abandonado, em cada abandonada. Peçamos a graça de saber ver e reconhecer o Senhor que continua a clamar, neles. Não permitamos que a sua voz se perca no silêncio ensurdecedor da indiferença", disse, na homilia da Missa do Domingo de Ramos, citado pela agência Ecclesia.

"Para nós, discípulos do Abandonado, ninguém pode ser marginalizado, ninguém pode ser deixado por sua conta", acrescentou.

"Há povos inteiros explorados e deixados à própria sorte; há pobres que vivem nas encruzilhadas das nossas estradas e cujo olhar não temos a coragem de fixar; migrantes, que já não são rostos, mas números; reclusos rejeitados, pessoas catalogadas como problemas", elencou o Papa Francisco.

A celebração, que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro, começou com a bênção dos ramos.

Devido aos problemas que o afetam no joelho, há vários meses, o Papa não acompanhou a procissão de entrada, com cerca de 400 participantes.

Francisco presidiu à celebração que marca o início da Semana Santa, após ter recebido alta, este sábado, do Hospital Gemelli, onde esteve internado desde quarta-feira devido a uma infeção respiratória.

Leia Também: "Ainda estou vivo". Papa Francisco já teve alta do hospital em Roma

Recomendados para si

;
Campo obrigatório