Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Iranianas não cobriram cabelo e homem atacou-as com iogurte. Ora veja

As duas mulheres foram detidas posteriormente por mostrarem o cabelo, que é ilegal no Irão.

Notícias ao Minuto

09:39 - 02/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Irão

Duas mulheres iranianas foram detidas, no sábado, depois de ter sido divulgado um vídeo em que são atacadas por um homem que atirou um balde de iogurte em cima delas por não usarem o hijab em público.

Nas imagens, compartilhadas nas redes sociais, podem ver-se duas mulheres dentro de uma loja com a cabeça destapada a ser abordadas por um homem, que as envolve numa conversa.

Com os ânimos a exaltar-se, o cliente pega no que parece ser iogurte de uma prateleira e derrama sobre as suas cabeças.

Veja o momento no vídeo acima.

Segundo as autoridades iranianas, citadas pelo The Guardian, as duas mulheres foram posteriormente detidas por mostrarem o cabelo, o que é ilegal no Irão. O homem também foi preso por perturbar a ordem pública, acrescentaram.

"Foram enviados os avisos necessários ao proprietário da loja em que o incidente ocorreu para que cumpra os princípios legais e da Sharia de acordo com os regulamentos" em vigor, destacaram as autoridades.

Os protestos em massa no Irão duram desde a morte de Mahsa Amini, que foi presa por não cumprir o código de vestuário do país, que exige que as mulheres usem o véu. A jovem curda de 22 anos morreu em setembro de 2022, quando estava sob custódia policial.

Leia Também: "Quanto mais restrições à defesa, mais baixas e destruição se produzirão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório