Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Paquistão. Doze mortos em debandada em ponto de distribuição de alimentos

As autoridades já detiveram oito pessoas após o incidente na cidade portuária de Karachi. Alertamos os leitores mais sensíveis para a violência de algumas das imagens na galeria.

Notícias ao Minuto

21:23 - 01/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Paquistão

Uma debandada num ponto de distribuição alimentar na cidade de Karachi, no Paquistão resultou em pelo menos 12 mortos, com a empresa que estava a distribuir comida a ser escrutinada pelas autoridades por não garantir as condições de segurança adequadas.

Como explica a Associated Press, algumas empresas e negócios oferecem comida durante o mês do Ramadão, uma abordagem que se torna ainda mais procurada perante a enorme crise humanitária que atravessa o Paquistão, devastado por um terramoto e cheias históricas.

Na sexta-feira, centenas de pessoas apressaram-se a tentar entrar numa fábrica, na zona industrial de Karachi, mas a debandada acabou por matar nove mulheres, com idades entre os 40 e os 80 anos, e três crianças, entre os 10 e os 15 anos.

Uma autoridade policial, citada pela agência norte-americana, disse que "a gestão da fábrica não abriu o portão interior do local e, devido à rua estreita, as pessoas no fim da fila empurraram mulheres idosas e crianças". "Por consequência, a pressão aumentou enormemente e mulheres e crianças tornaram-se as vítimas desta debandada", acrescentou o superintendente Hafeez Bugti.

Na sequência das investigações, foram detidas oito pessoas e as autoridades passaram a obrigar as empresas a avisar a polícia antes de realizarem ações de distribuição de comida.

O ministro da região de Sindh, onde fica Karachi, já anunciou que será paga uma indemnização às famílias das vítimas da debandada. Este sábado, foram realizados os funerais às pessoas que morreram no incidente.

A Associated Press refere que, desde o início do mês do Ramadão, já morreram pelo menos 23 pessoas em debandadas semelhantes, com alguns pontos de doação de comida a acabarem por ser palco de confrontos entre as autoridades e as multidões. Num desses pontos, em Peshawar, a polícia disparou gás pimenta sobre as pessoas, que fazia fila para receber sacos de farinha.

Leia Também: Há já 11 mortos no sismo que abalou o Afeganistão e o Paquistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório