Fim de cobertura
Hélio Carvalho | há 1 mês
Boa noite. Terminamos por agora a nossa cobertura AO MINUTO sobre os principais acontecimentos sobre a guerra na Ucrânia. Voltaremos amanhã com todas as notícias do conflito no leste da Europa.
Obrigado por ter ficado connosco. Boa noite.
Zelensky anuncia ronda de sanções contra mais de 650 entidades
Hélio Carvalho | há 1 mês
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou no seu habitual discurso noturno que o governo de Kyiv vai impor sanções contra mais de 650 oficiais, indivíduos e empresas russas no setor da defesa, por "trabalharem para a agressão russa" e por apoiarem o esforço de guerra na invasão na Ucrânia.
No discurso, difundido através das redes sociais, Zelensky explicou que o Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia vai "continuar a trabalhar" para responsabilizar aqueles que "ajudam terroristas, que trabalham com eles e que fornecem e produzem armas para o terror".
"O travão aos cúmplices do terror, o isolamento do estado terrorista, a sua derrota e os julgamentos são o que esperam aqueles que começaram a guerra contra a Ucrânia e a ordem internacional", vincou o líder ucraniano.
Sacerdote ucraniano detido em Kyiv por alegadas ligações ao Kremlin
Hélio Carvalho | há 1 mês
As autoridades ucranianas detiveram um sacerdote ucraniano, acusado de apoiar a invasão russa e de ter ligações aos serviços de inteligência do Kremlin. O dirigente do mosteiro Kyiv-Pechersk Lavra, Petro Lebid, foi colocado em prisão domiciliária que, citado pela Sky News, considera que as acusações feitas contra si são politicamente motivadas.
Presidência russa do Conselho de Segurança da ONU é "um estalo na cara"
Hélio Carvalho | há 1 mês
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia juntou-se às criticas à situação no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, numa altura em que a Rússia assume a presidência rotativa do principal órgão da ONU. Através do Twitter, Dmytro Kuleba considerou que a presidência russa é "um estalo na cara da comunidade internacional".
"Eu apelo a que todos os membros do Conselho de Segurança impeça quaisquer tentativas russas de abusar da sua presidência. Recordo que a Rússia é um bandido no Conselho de Segurança da ONU", afirmou Kuleba.
Comboio de emergência médica já resgatou mais de 3 mil pessoas
Hélio Carvalho | há 1 mês
O Ministério da Saúde ucraniano divulgou na quinta-feira imagens de um comboio, gerido pela organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF), que apoiou na evacuação de mais de 3.000 vítimas dos bombardeamentos russos desde o início da guerra.
O comboio viu a sua capacidade ser aumentada em março de 2022, após o início do conflito, e tem várias unidades de emergência médica e uma unidade de cuidados intensivos, contando ainda com vários especialistas a bordo.
Num comunicado no Facebook, o coordenador de emergência da MSF elogiou o trabalho do comboio e dos seus profissionais em tentar ajudar as pessoas feridas pelos ataques russos na Ucrânia, salientando o trabalho rápido durante "as pequenas janelas de tempo entre bombardeamentos".
Zelensky falou com Macron sobre "interação defensiva"
Hélio Carvalho | há 1 mês
O presidente ucraniano contou que conversou este sábado com o seu homólogo francês, o presidente Emmanuel Macron, para discutir a "interação defensiva" entre os dois país.
Irmã de Kim Jong Un acusa Zelensky de ter "sonhos nucleares"
Hélio Carvalho | há 1 mês
A irmã de Kim Jong-un, o ditador norte-coreano, e uma das mais altas figuras do regime de Pyongyang, fez duras críticas ao presidente ucraniano, acusando uma petição pró-nuclear ucraniana de ser uma estratégia para a Ucrânia obter armas nucleares, criticando Volodymyr Zelensky por ter "sonhos nucleares".
Num comunicado, publicado este sábado na agência estatal norte-coreana KCNA, Kim Yo-jong afirmou que a petição, que foi entregue à presidência ucraniana mas que não tem quaisquer ligações ao governo, é "um apelo para que os Estados Unidos mobilizassem armas nucleares para o território ucraniano".
A Coreia do Norte, que se tem alinhado com o Kremlin relativamente à guerra na Ucrânia, critica as autoridades ucranianas por pedirem mais armamento aos Estados Unidos.
Hélio Carvalho | 16:17 - 01/04/2023
Ucrânia ganhar a guerra este ano? "Tarefa militar difícil"
Inês Frade Freire | há 1 mês
O principal general dos Estados Unidos, Mark Milley, referiu, este sábado, citado pelo Kyiv Independent, que é improvável que a Ucrânia expulse todas as tropas russas do seu território este ano e vença a guerra.
"Zelensky declarou publicamente muitas vezes que o objetivo ucraniano é expulsar todos os russos da Ucrânia ocupada pelos russos", começou por dizer, acrescentando que "essa é uma tarefa militar difícil".
“Estamos a olhar para algumas centenas de milhares de russos que ainda estão na [parte da] Ucrânia ocupada pelos russos. Não estou a dizer que [a expulsão] não pode ser feita. Só estou a dizer que é uma tarefa muito difícil”, sublinhou.
Rússia a presidir Conselho de Segurança da ONU? "É golpe simbólico"
Inês Frade Freire | há 1 mês
O chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andriy Yermak, criticou, este sábado, o "golpe simbólico" da Rússia ao assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Numa publicação na rede social Twitter, Andriy escreveu: "É muito revelador que no intervalo de um Estado de terror - Irão, outro Estado de terror - a Rússia - comece a presidir ao Conselho de Segurança da ONU".
"Não é apenas uma vergonha. É outro golpe simbólico para o sistema de relações internacionais baseado em regras", escreveu a rede social.
Bebé de cinco meses morre num ataque russo em Donetsk
Inês Frade Freire | há 1 mês
Um bebé de cinco meses e a avó foram morto num ataque russo em Avdiivka, na linha da frente da Ucrânia, na sexta-feira, avançou o autarca da região de Donetsk.
De acordo com Pavlo Kyrylenko, na plataforma Telegram, "a mãe e o pai da criança estão feridos".
"Apelo mais uma vez aos civis que, contrariando o bom senso, permanecem na zona da frente: retirem!", lê-se na publicação.
Segundo o autarca, "os policias arriscam as vidas para salvar a sua - não negligencie isso". "Proteja-se a si e aos seus filhos", apela.
"Ambiente hostil". EUA pedem que cidadãos abandonem a Rússia
Inês Frade Freire | há 1 mês
O porta-voz do Conselho Nacional da Casa Branca, John Kirby, pediu a todos os cidadão dos Estados Unidos que abandonem a Rússia "para sua segurança", considerando-a "um ambiente hostil para os americanos".
"Este não é o momento para os americanos estarem na Rússia", referiu John Kirby, acrescentando: "Se está na Rússia agora, seja em negócios ou lazer, seja qual for o tipo de viagem, precisa de sair agora".
"Este não é o momento para os americanos estarem na Rússia", referiu John Kirby, acrescentando: "Se está na Rússia agora, seja em negócios ou lazer, seja qual for o tipo de viagem, precisa de sair agora".
Notícias ao Minuto | 10:43 - 01/04/2023
Ucrânia tentará "dividir as tropas russas em dois" em contraofensiva
Inês Frade Freire | há 1 mês
A Ucrânia vai tentar dividir as tropas da Rússia em dois na sua contraofensiva prevista para a primavera, defendeu o analista militar, Oleh Zhdanov, antigo oficial de controlo operacional do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia, citado pela Sky News.
Na sua ótica, poderão romper o corredor terrestre entre a Rússia e a península da Crimeia, passando de Zaporíjia para Melitopol e o Mar de Azov. Isso "dividiria as tropas russas em duas metades e cortaria as linhas de abastecimento às unidades localizadas mais a oeste, na direção da Crimeia", sublinhou Oleh Zhdanov.
A Ucrânia espera a chegada de armas ocidentais poderosas, incluindo tanques alemães e britânicos, howitzers e um milhão de munições vindas do Ocidente.
Rússia assume hoje presidência do Conselho de Segurança da ONU
Inês Frade Freire | há 1 mês
A Rússia assume, este sábado, a presidência do Conselho de Segurança da ONU, órgão encarregado de manter a paz internacional, diminuir controvérsias e combater atos de agressão internacional, avançou a Sky News. Acontece duas semanas após o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir um mandado de prisão contra Vladimir Putin por supostos crimes de guerra.
Segundo as regras da ONU, cada um dos 15 países membros do Conselho de Segurança assume a presidência do órgão de forma rotativa por um período de um mês. A presidência do Conselho de Segurança decide as matérias a serem discutidas, lidera as reuniões e cuida de várias ações administrativas do órgão.
Foi justamente na última vez em que assumiu esse posto, em fevereiro de 2022, que a Rússia decidiu invadir a Ucrânia, dando início à guerra.
Para recordar...
Inês Frade Freire | há 1 mês
- Na sexta-feira, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos revelou novas informações de que a Rússia está em busca ativa para adquirir novas munições da Coreia do Norte.
- O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, disse que os planos russos para transferir armas nucleares táticas para a Bielorrússia são uma forma de salvaguardar a segurança do país face às ameaças ocidentais, reporta a Reuters.
- O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, pediu à Rússia para libertar o jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich, que ontem foi detido pelo Serviço de Segurança Federal Russo (FSB), na cidade de Yekaterinburg, nos Urais, sob suspeita de espionagem.
- O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, referiu que a China nunca poderia ser um mediador na guerra na Ucrânia, mas que poderia desempenhar o papel de facilitador, com vista a ajudar o país a alcançar um acordo de paz com a Rússia, reporta a Reuters.
- O primeiro-ministro da Hungria considerou, esta sexta-feira, segundo reporta a agência noticiosa russa TASS, citando declarações de Viktor Orbán à húngara Kossuth Radio, que existe um "perigo real" do conflito na Ucrânia poder transformar-se na III Guerra Mundial.
Início de cobertura
Inês Frade Freire | há 1 mês
Bom dia. Damos aqui início a mais um acompanhamento AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. Pode recordar a anterior cobertura através da ligação que se segue:
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.
Notícias ao Minuto | 07:35 - 31/03/2023
Comentários
Regras de conduta dos comentários