Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

A primeira semana de Ramadão à volta do mundo. Eis as imagens

As celebrações do Ramadão em Portugal deverão durar até à última sexta-feira de abril, quando se iniciará um novo mês lunar islâmico - o Shawwal.

Notícias ao Minuto

20:50 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ramadão

Uma semana depois de os muçulmanos por todo o mundo terem começado o mês do Ramadão, a de 23 de março, as imagens que marcam o 9.º mês do calendário islâmico começam a chegar, conforme as horas das orações são cumpridas e o jejum também.

Por todo o mundo, muçulmanos cumprem este período, e se muitas vezes há diferenças que separaram e afastam certos países, o Ramadão é cumprido pelos milhares de membros da comunidade islâmica.

Para além do Iraque, Turquia ou Israel, países retratados nas fotografias na galeria acima, também em Portugal o Ramadão se faz cumprir. 

Após dois anos de 'pausa' devido à pandemia de Covid-19, Lisboa preparou-se para receber este ano "centenas de pessoas" diariamente para quebrarem o jejum após a oração do pôr-do-sol, disse à Lusa o imã da Mesquita Central de Lisboa, xeque David Munir. 
 
"A expetativa é de haver um aumento [de crentes que irão à Mesquita], comparando com os anos anteriores", afirmou David Munir, referindo que o número de muçulmanos está a aumentar no país, atualmente entre os 60 mil e os 65 mil. "Há muitos muçulmanos. Esse número está a aumentar devido à imigração. Têm vindo muitos muçulmanos dos países islâmicos", acrescentou. Na mesquita, os muçulmanos que vivem em Portugal vão poder quebrar o jejum às 19h

"Antes da aurora até ao pôr-do-sol, (...) das 05h00 até às 19h00, estamos em jejum. É um jejum total", adiantou David Munir, reforçando que todos os muçulmanos adultos não podem comer e beber durante 14 horas. No entanto, o líder religioso lembrou que existem exceções: crianças, idosos, pessoas doentes, turistas e grávidas não são obrigados a cumprir jejum.

O mês do Ramadão - o nono do calendário islâmico - é também aquele em que os muçulmanos acreditam que, no ano de 610 depois de Cristo, o anjo Gabriel revelou o Corão (o livro sagrado do Islão) ao profeta Maomé.

As celebrações do Ramadão em Portugal deverão durar até à última sexta-feira de abril, quando se iniciará um novo mês lunar islâmico -o Shawwal.

Veja algumas fotografias do período do Ramadão em vários locais do mundo.

Leia Também: Rui Vitória cumpre o Ramadão: "Junto-me ao povo egípcio"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório