Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mulher caminha sete horas por dia no Brasil para ir buscar água

Pela manhã, faz entre duas a três viagens. À tarde, continua até completar seis percursos. No total, são sete horas de caminhada por dia para ir buscar água.

Mulher caminha sete horas por dia no Brasil para ir buscar água
Notícias ao Minuto

12:37 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Todos os dias, sem poder falhar, a Francisca Oliveira, de 55 anos, acorda cedo e caminha até um açude distante de onde mora, no Brasil.

Lá chegada, enche o balde de água e carrega-o na cabeça até casa.

Pela manhã, faz duas a três viagens. À tarde, continua até completar seis percursos. No total, são sete horas de caminhada por dia para ir buscar água.

"Para beber, eu pego duas latas de água com a minha cunhada e, para a casa, eu pego no açude. Tem vezes que a minha cunhada não quer dar, o incómodo é grande sem uma cisterna", refere ao UOL a mulher, conhecida como Dona Chica.

A mulher vive numa zona mais isolada, em Sítio Sombra, município de Angico, região do semiárido Rio Grande do Norte. Segundo o mesmo meio, na região, que compreende os nove estados do Nordeste e a região norte de Minas Gerais, um milhão de pessoas vivem sem acesso à água para consumo. Só no estado do Rio Grande do Norte, são 7 mil e a dona Francisca é uma delas.

Leia Também: Imagem rara mostra para-raios em plena ação no Brasil. Ora veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório