Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Áustria. Extrema-direita abandona parlamento durante discurso de Zelensky

Deputados consideraram que discurso violava neutralidade do país.

Notícias ao Minuto

12:56 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou, esta quinta-feira, por videoconferência, ao parlamento da Áustria, contudo, o discurso acabou por ficar marcado pelo momento em que os membros do partido de extrema-direita do Partido Liberal da Áustria (FPÖ) se levantaram e abandonaram a câmara legislativa.

Na manhã de hoje, quando Zelensky falava, os deputados do FPÖ levantaram-se e abandonaram o parlamento em protesto contra o discurso do presidente ucraniano, por considerarem que viola a neutralidade do país.

Sublinhe-se que o governo da Áustria já expressou o seu apoio político à Ucrânia, contudo, a neutralidade impede o envio de apoio militar.

No seu discurso, Zelensky começou por agradecer a assistência humanitária fornecida, contudo, referiu que é importante "não ser moralmente neutro diante do mal". 

O FPÖ, que já não tinha aplaudido o momento em que foram dadas as palavras de boas-vindas a Zelensky, exibiu cartazes com as frases: "Lugar para a paz", "Lugar para a neutralidade", que fora deixados nos assentos, e abandonou o parlamento.

Já na terça-feira, o líder do FPÖ, Herbert Kickl, havia dito, em conferência de imprensa, que o partido não ia contribuir para um "ataque frontal contra a neutralidade austríaca".

É de notar que a neutralidade está consagrada na Constituição da Áustria.

Veja na galeria acima um vídeo do momento. 

Leia Também: Pais ucranianos escondem filhos em caves para evitar que sejam levados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório