Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Jair Bolsonaro já chegou ao Brasil. Veja as imagens

Ex-presidente do Brasil passou três meses nos Estados Unidos. Veja na galeria acima as imagens que mostram o regresso de Bolsonaro ao Brasil.

Notícias ao Minuto

11:10 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Brasil

O antigo presidente brasileiro Jair Bolsonaro aterrou, esta quinta-feira, no Brasil, depois de três meses nos Estados Unidos. À sua espera, no Aeroporto Internacional de Brasília, estavam várias pessoas, que entoavam mensagens de apoio, contudo, o ex-chefe de Estado acabou por sair sem cumprimentar os apoiantes.

Recorde-se que o regresso de Bolsonaro ao Brasil já era aguardado, após ser confirmado na semana passada pelo Partido Liberal (PL), ao qual o antigo chefe de Estado aderiu para disputar as presidenciais que perdeu contra Lula da Silva. O voo comercial da companhia aérea brasileira Gol aterrou por volta das 06h49 (10h40 em Lisboa).

O ex-chefe de Estado participa ainda hoje num evento fechado, com a presença de familiares e aliados, segundo o PL.

Nas redes sociais, foram sendo partilhadas algumas imagens, incluindo um vídeo que mostra Bolsonaro a ser aplaudido no avião e outros no qual se ouvem os apoiantes a cantar o hino nacional, no aeroporto, e a entoar cânticos contra Lula da Silva.

O antigo presidente brasileiro havia dito que regressa ao país para "fazer política". "Está pré-marcado, para dia 30, pousar em Brasília às 7 horas da manhã. Está quase certo. Voltar com atividade normal. Vou trabalhar com o Partido Liberal. Vamos andar pelo Brasil e fazer política. Afinal de contas, o PL é um grande partido. Nós temos como manter de pé essa bandeira do conservadorismo que levantamos ao longo de quatro anos", afirmou.

Recorde-se que Jair Bolsonaro, que continua sem reconhecer a sua derrota eleitoral para Lula da Silva, esteve em Orlando, na Flórida, desde 30 de dezembro.

O ex-presidente viajou dois dias antes do fim do seu mandato, quebrando assim a tradição de passar a faixa presidencial para o seu sucessor na Presidência, no caso Lula da Silva, o seu maior adversário político.

De notar que Bolsonaro regressa ao Brasil na véspera de 31 de março, data em que militares celebram o golpe que deu origem à ditadura militar de 1964 a 1985. O antigo chefe de Estado terá que enfrentar as múltiplas investigações abertas contra si.

Entre outras acusações, Bolsonaro é investigado por alegadamente incitar os seus seguidores mais radicais a tentarem um golpe de Estado contra Lula da Silva, em 08 de janeiro, quando seus apoiantes invadiram e destruíram as sedes do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e da Presidência da República, em Brasília.

[Notícia atualizada às 13h01]

Leia Também: Após três meses, Bolsonaro deixa EUA e regressa esta 5.ª-feira ao Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório