Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Detido burlão que chegou a enviar 120 mil mensagens fraudulentas por hora

Com burlas tecnológicas, conseguiu arrecadar cerca de 85.000 euros.

Detido burlão que chegou a enviar 120 mil mensagens fraudulentas por hora
Notícias ao Minuto

11:16 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil, autoridade espanhola, no âmbito da operação Alhedizos, deteve uma pessoa por dois crimes de fraude tecnológica que chegaram a defraudar um total de 85 mil euros.

Segundo o La Vanguardia, o homem utilizou o método conhecido como “Man in the Middle”, que consistia em interceptar comunicações eletrónicas entre municípios localizados em diferentes províncias e as empresas prestadores de serviços. 

Por meio desse tipo de golpe, interceptavam e-mails entre uma empresa ou órgão público e a entidade prestadora, fazendo-se passar por uma das partes para cobrar o valor dos serviços que uma das duas partes executou.

Para tal, acederam à documentação que acompanhava as comunicações eletrónicas, maioritariamente faturas, para reclamar o valor das mesmas, indicando outro número de conta diferente do habitual.

Através de um modem GSM com um cartão SIM, conseguiram enviar 124.888 mensagens SMS fraudulentas a cada hora.

Depois de conseguir a identificação do suposto autor dos fatos, a Guardia Civil deslocou-se a Tarragona e realizou uma busca domiciliar, procedendo à sua detenção, refere o mesmo jornal. 

Leia Também: Homem morre em Espanha após árvore do próprio jardim cair-lhe em cima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório