Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Pais ucranianos escondem filhos em caves para evitar que sejam levados

Há crianças que não veem o sol há meses.

Pais ucranianos escondem filhos em caves para evitar que sejam levados
Notícias ao Minuto

08:57 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Na Ucrânia, na linha da frente, alguns pais estão a esconder os seus filhos em caves e bunkers para evitar que sejam levados. 

A afirmação é de voluntários ucranianos que estão a retirar civis da linha de frente da guerra com a Rússia.

Segundo The Guardian, embora os pais tenham dado razões diferentes, a maioria dos voluntários atribui o fenómeno a uma combinação de pobreza e condição psicológica das famílias, que vivem sob bombardeamentos há meses.

Recorde-se que no início de março, o governo da Ucrânia deu às autoridades locais na cidade de Bakhmut permissão para retirar à força as crianças. A medida está limitada à cidade, não havendo poderes legais para áreas tão expostas ao longo da linha de frente, como Avdiivka, uma cidade ao sul de Bakhmut.

Sasha, um médico voluntário em Bakhmut, descreveu ao mesmo meio como outros civis lhe indicaram onde as crianças estavam escondidas.

“Sabíamos que [a criança] estava neste lugar, então fomos lá e ela não saía desde setembro”, disse Sasha. A mãe ter-lhe-á dito que temia sair e não tinha para onde ir.

Os civis em Bakhmut estão sob fogo desde o início da guerra, mas a intensidade aumentou dramaticamente nos últimos meses. Cerca de 4.000 civis ainda estarão na cidade, não se sabendo quantas delas são crianças. 

Leia Também: "Para vencer a tirania, é necessário união. O mundo democrático é capaz"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório