Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

África. EUA investem 923 milhões para "melhorar o estatuto das mulheres"

Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram hoje uma iniciativa no valor de mil milhões de dólares (mais de 923 milhões de euros), financiada em grande parte pelo setor privado, para reforçar o poder económico das mulheres em África.

África. EUA investem 923 milhões para "melhorar o estatuto das mulheres"
Notícias ao Minuto

19:13 - 29/03/23 por Lusa

Mundo EUA

O gabinete da vice-presidente dos EUA revelou o programa na capital do Gana, Acra, no último dia da visita de Kamala Harris a este país.

A Iniciativa de Empoderamento Económico das Mulheres Africanas inclui quase 400 milhões de dólares (mais de 369 milhões de euros) do setor privado "para ajudar a colmatar a clivagem de género em matéria digital".

"Melhorar o estatuto económico das mulheres e meninas não é apenas uma questão de direitos humanos, justiça e equidade, é também um imperativo estratégico que reduz a pobreza e promove o crescimento económico sustentável", referiu o gabinete do vice-presidente norte-americana.

O Gana foi o primeiro país na digressão de Kamala Harris, que se prolonga até 02 de abril e a levará à Tanzânia e depois à Zâmbia, e ocorre após uma cimeira EUA-África em dezembro, em Washington, durante a qual o Presidente Joe Biden defendeu uma ampla parceria, numa altura em que os Estados Unidos procuram afirmar sua presença no continente face à crescente influência da China e da Rússia.

A vice-presidente dos Estados Unidos já tinha anunciado nesta visita outras ajudas, incluindo cem milhões de dólares (cerca de 92,4 milhões de euros) na próxima década para a luta contra o terrorismo na África Ocidental.

Para o Gana, Kamala Harris anunciou uma medida no valor de 139 milhões de dólares para o desenvolvimento económico e cultural no país.

Na terça-feira, a vice-presidente apelou a mais investimento em inovação em África, particularmente na economia digital, na boa governação e na democracia.

Leia Também: Kamala Harris elogia e promete no Gana apoio à inovação africana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório