Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Angola recebeu 200 novos projetos industriais desde 2018

O presidente angolano, João Lourenço disse hoje que entre 2018 e 2022 foram implementados em Angola mais de 200 empreendimentos industriais "de grande impacto", que geraram mais de 10 mil postos de trabalho.

Angola recebeu 200 novos projetos industriais desde 2018
Notícias ao Minuto

19:14 - 29/03/23 por Lusa

Mundo Angola

O chefe do executivo angolano, que inaugurou a 5.ª edição da Expo-Indústria, em Luanda, sublinhou que neste período, a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real para a indústria transformadora registou um acumulado de 7,7%, destacando-se o ano de 2022 com um crescimento na ordem de 6%, superando a projeção prevista no Orçamento Geral do Estado.

João Lourenço apontou o impacto dos mais de 200 projetos industriais, com destaque para o setor alimentar, para a criação de emprego e a autossuficiência em bens essenciais de consumo, sublinhando que é preciso continuar a aumentar a produção nacional para reduzir os preços, reduzir as importações e aumentar as exportações.

Assinalou ainda "o esforço que o país vem realizando nos últimos anos" em termos da melhoria das infraestruturas, realçando o aumento da energia elétrica produzida a partir de produção hidroelétrica e fotovoltaica, a expansão das linhas de transporte de energia e os investimentos programados para o setor das águas.

O setor dos têxteis, da produção alimentar, da indústria extrativa e transformadora das rochas graníticas e ornamentais, da refinação do sal e também o da metalomecânica são alguns dos exemplos que deu em termos do desenvolvimento das cadeias de valor produtivas nacionais, desde a matéria-prima até ao produto transformado.

João Lourenço falou ainda do arranque de três fábricas têxteis, para potenciar as indústrias de confeções e moda, do crescimento da agroindústria e da necessidade de desenvolver outros setores, como as moageiras, curtumes, estaleiros, pescas, e saúde, entre outras.

"Precisamos de atrair as multinacionais da indústria farmacêutica a implantar fábricas em Angola para produzir os medicamentos e as vacinas que consumimos e exportar o excedente", afirmou.

Apelou ainda aos investidores privados que queiram apostar na indústria naval com estaleiros para a construção e reparação de embarcações para a indústria petrolífera, pesqueira e mercante face à perspetiva de retoma da exploração do minério de ferro e sua transformação em aço.

A 5.ª Expo-Indústria decorre entre hoje e sábado na Zona Económica Especial Luanda-Bengo e conta com mais de 230 expositores.

Leia Também: "A crescer". Empresas luso-angolanas elogiam ambiente de negócios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório