Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Berlim e Londres abrem "um novo capítulo" com visita de Carlos III

O rei britânico Carlos III iniciou hoje na Alemanha a sua primeira visita ao estrangeiro enquanto monarca, saudada pelo Presidente da República, Frank-Walter Steinmeier, como "um novo capítulo" das relações entre os respetivos países após o 'Brexit'.

Berlim e Londres abrem "um novo capítulo" com visita de Carlos III
Notícias ao Minuto

17:24 - 29/03/23 por Lusa

Mundo Frank-Walter Steinmeier

"Hoje, seis anos depois de o Reino Unido ter iniciado o processo de saída da União Europeia ['Brexit'], abrimos um novo capítulo nas nossas relações", declarou o chefe de Estado alemão no Palácio Bellevue, sua residência oficial, num discurso de boas-vindas a Carlos III e à rainha consorte, Camilla.

A visita é "um sinal importante na relação germano-britânica".

O casal ficará três dias na Alemanha. Inicialmente, estava previsto deslocar-se antes a França, mas essa viagem foi cancelada devido à contestação social relacionada com a revisão da lei das aposentações no país.

À chegada do avião real britânico ao aeroporto internacional de Berlim, Carlos III e Camilla foram recebidos com uma salva de 21 tiros, o sobrevoo de dois caças Eurofighter e uma guarda militar de honra.

O rei e a rainha consorte britânicos seguiram depois para a porta de Brandeburgo, para honras militares inéditas, na companhia de Frank-Walter Steinmeier e da mulher.

É a primeira vez que se realiza uma cerimónia deste tipo para um convidado de Estado junto àquele monumento emblemático que foi também um símbolo da divisão da cidade durante quase três décadas.

Após horas de espera, centenas de fãs dos Windsor ou simples curiosos puderam ver de perto o casal real, que apertou muitas mãos, e alguns tiveram a oportunidade de trocar algumas palavras com eles.

A famosa avenida Unter den Linden foi decorada com a bandeira britânica para uma visita que pretende ser uma ocasião solene para celebrar a relação de amizade entre a Alemanha e o Reino Unido.

Quase 1.100 agentes policiais foram mobilizados, e foram requisitados reforços procedentes de outras regiões do país, bem como 20 cães farejadores de explosivos.

Carlos III, de 74 anos, um defensor da proteção ambiental de longa data, participou em seguida no Palácio Bellevue numa receção dedicada aos desafios climáticos, à qual se seguirá um banquete com opções vegetarianas na ementa, acompanhadas de vinhos alemães.

O programa em Berlim prosseguirá na quinta-feira, tendo como ponto alto um discurso do monarca britânico no Bundestag (parlamento federal). Antes disso, o monarca reunir-se-á com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Nesse mesmo dia, a agenda de Carlos III em Berlim será ainda composta por uma visita a um mercado da cidade na companhia do presidente da câmara, um encontro com refugiados ucranianos e uma deslocação a uma quinta biológica em Brandemburgo, região nos arredores da capital alemã.

A deslocação à Alemanha do casal real britânico terminará na sexta-feira com uma passagem pela cidade portuária de Hamburgo, situada no norte e a segunda maior do país.

Leia Também: Rei Carlos III e rainha Camilla já chegaram a Berlim. Veja as fotografias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório