Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Humza Yousaf tomou posse como primeiro-ministro da Escócia

Humza Yousaf tomou hoje formalmente posse como primeiro-ministro da Escócia numa cerimónia no Tribunal de Sessão, em Edimburgo, e deverá anunciar durante o dia alguns dos ministros do novo Executivo. 

Humza Yousaf tomou posse como primeiro-ministro da Escócia
Notícias ao Minuto

12:25 - 29/03/23 por Lusa

Mundo Escócia

A tomada de posse seguiu-se a uma votação na assembleia regional escocesa, na terça-feira, onde beneficiou do apoio de 71 deputados do Partido Nacional Escocês (SNP) e dos Verdes, os quais juntos formam uma maioria absoluta.   

De seguida, dirigiu-se para Bute House, a residência oficial, onde posou vestido com um fato tradicional paquistanês para uma fotografia com a família.

Aos 37 anos, filho de imigrantes, Yousaf é o chefe de governo escocês mais jovem, mas também o primeiro de uma minoria étnica e muçulmano a ocupar o cargo. 

O novo líder do SNP, anunciado na segunda-feira vencedor da eleição interna com 52 por cento dos votos, sucede a Nicola Sturgeon, que formalizou na terça-feira a demissão junto do Rei Carlos III. 

Yousaf já confirmou a escolha da ministra da Justiça Social, Shona Robison, para vice primeira-ministra, mas falhou em convencer a rival derrotada Kate Forbes, até agora ministra das Finanças, em permanecer no governo. 

Segundo a BBC, Forbes terá recusado o posto de ministra da Agricultura. 

Derrotada com 48 por cento dos votos, prometeu apoiar o líder do SNP "em qualquer função", mas manifestou-se feliz em dedicar mais tempo à família após interromper a licença de maternidade para fazer campanha. 

Kate Forbes destacou-se pelo tom crítico a Yousaf, tendo dito durante um debate televisivo disse quando ele era "ministro dos Transportes os comboios nunca chegavam a tempo, quando era ministro da Justiça a polícia estava quase em rotura, e agora como ministro da Saúde temos listas de espera recordes". 

Na terça-feira no parlamento, Humza Yousaf prometeu ter uma "voz positiva e progressista" a nível internacional e concretizar "todo o potencial da Escócia", ao mesmo tempo que lutará para proteger os cidadãos do elevado custo de vida.

Depois de reconhecer que lidou com "alguns dos cargos mais difíceis" durante os dez anos que esteve no governo, Yousaf destacou que vai "trabalhar cada hora de cada dia para concretizar todo o potencial da Escócia".

De acordo com uma sondagem Ipsos publicada na terça-feira, metade dos escoceses acredita que a Escócia está "a ir na direcção errada" e que o governo fez um "mau trabalho" em matéria de saúde, educação ou padrões de vida.

Uma das prioridades de Yousaf continuará a ser a luta por um segundo referendo sobre a independência da Escócia.

Numa mensagem na rede social Twitter, disse ter conversado com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e deixado "claro que espero que os desejos democráticos do povo e do Parlamento da Escócia sejam respeitados pelo Governo do Reino Unido".

Porém, Sunak mantém que deve ser respeitado o resultado da consulta realizada em 2014, quando 55% dos escoceses votaram a favor da permanência no Reino Unido. 

"Estou ansioso por trabalhar com ele para cumprir as prioridades que mais interessam às pessoas em toda a Escócia - desde o corte das listas de espera do [sistema de saúde público] NHS até ao crescimento da nossa economia", afirmou, também através do Twitter. 

Leia Também: Novo primeiro-ministro escocês promete "voz positiva e progressista"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório