Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

EUA sem "indicações" de que Putin irá usar armas nucleares táticas

As declarações da Casa Branca surgem após Putin ter anunciado, no sábado, que a Rússia vai colocar armas nucleares táticas no território da Bielorrússia.

EUA sem "indicações" de que Putin irá usar armas nucleares táticas
Notícias ao Minuto

20:37 - 28/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos não têm indicações de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, esteja a planear utilizar armas nucleares táticas na guerra contra a Ucrânia. Segundo o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, não foi registado qualquer movimento que indique Putin “faça o que prometeu que faria”.

“Estamos a acompanhar da melhor forma que podemos. Não vimos nenhum movimento de Putin que indique que faça o que prometeu que faria”, disse John Kirby, sobre o possível uso de armas nucleares táticas na Ucrânia.

“Não vimos nenhuma indicação de que o Sr. Putin se esteja a inclinar ou a aproximar de qualquer preparação para o uso de armas nucleares táticas na Ucrânia”, acrescentou.

As declarações da Casa Branca surgem após Putin ter anunciado, no sábado, que a Rússia vai colocar armas nucleares táticas no território da Bielorrússia, país aliado e que tem servido de porta de entrada para a invasão da Ucrânia.

“Não há nada incomum nisso: os Estados Unidos fazem isso há décadas. Eles têm uma longa história de colocação das suas armas nucleares táticas no território dos seus aliados”, justificou o presidente russo.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 14 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Rússia diz ter abatido míssil de longo alcance fornecido pelos EUA a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório